Capela de Nossa Senhora do Rosário

 

Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII.

Índice

História

Capela de N. Sra. do Rosário
Capela de N. Sra. do Rosário
Capela de N. Sra. do Rosário

Com referências documentais da segunda década do século XVIII, a verdade é que não há uma determinada data a situar este pequeno templo religioso. Segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e todo o século XVII, sabendo-se porém que o interior é da segunda metade do século XVII.

Descrição

Em contraste com o exterior, de linhas arquitetónicas muito depuradas, o interior vale pelo conjunto do imóvel merecendo especial destaque por estar todo forrado a azulejos seiscentistas. Mantendo o revestimento inicial, faz da Capela de Nossa Senhora do Rosário a única existente em Braga em tal situação.

Situado no Largo da Capela, esta é formada por nave e capela-mor mais reduzida. A fachada tem como únicos rasgos o portal de verga reta encimado por uma janela retangular a rematar com pináculos piramidais com esferas. Nota-se as marcas de um alpendre que ali existiu, e que foi retirado.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     41.47832º  -8.42752º
- DDº MM.MMM':  N 41º 28.699'  W 008º 25.651'
- DDº MM' SS":    N 41º 28' 41.94"  W 008º 25' 39.06"

Referências

  1. Direção-Geral do Património Cultural. «Capela de Nossa Senhora do Rosário»

Temas / Tags




Escudeiros, , por:



Artigos Relacionados