Igreja e Hospital de S. Marcos
Igreja e Hospital de S. Marcos
Esta fachada é a entrada principal do hospital, uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal.
Igreja e Hospital de S. Marcos

Esta fachada é a entrada principal do hospital, mas a parte central é a entrada da Igreja.

É uma fachada imponente bem representativa do estilo barroco em Portugal. Foi fundado em 1508 pelo então Arcebispo de Braga D. Diogo de Sousa.

Este majestoso conjunto hospital/Igreja segundo a funcionalidade atual, tem a sua origem precisamente no templo religioso que, e recuando no tempo mais precisamente ao século XII, foi erguido no local onde já tinha existido uma ermida dedicada a São Marcos. Com o templo religioso foi igualmente erguida uma albergaria e um convento templário.

Somente no início do séc XVI, durante o período de D. Diogo de Sousa, Arcebispo de Braga desde 1505, que este sacerdote teve a seu cargo, e porque entendia que os organismos assistenciais deveriam estar centralizados, ocorreu a fundação do hospital da cidade. A primeira administração esteve a cargo da Câmara Municipal, sendo que em 1559 os poderes foram transferidos para a Misericórdia, por intervenção do Frei Bartolomeu dos Mártires.

No início do século XVIII o edifício viria a sofrer uma campanha de obras de ampliação, com início no claustro grande e enfermarias, seguindo-lhe a Igreja e os claustros pequenos. No entanto os desenhos do projeto concedido tiveram problemas, ao ponto de que em 1733 foi apresentado um novo projeto para a Igreja e claustro pequeno pela mão de Carlos António Leoni, cuja concretização se prolongou até ao ano de 1750.

Estes atrasos motivados por problemas financeiros relegam as obras para a segunda metade do século XVIII, com um interesse muito forte por parte da Misericórdia em terminar o edifício, o que veio a concretizar com o templo religioso no ano de 1836, ano da inauguração. Pode-se dizer que a atual fachada foi a melhor situação encontrada, com a do templo em convexa e as laterais que enquadram numa linguagem clássica.

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1956.

Localização

Este ponto está situado na localidade Braga, na freguesia Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto).

Coordenadas GPS: N 41 32.945' W 008 25.407'  (41.54908, -8.42345)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja da Santa Cruz

Igreja da Santa Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 64 m NW)
A Igreja de Santa Cruz foi mandada edificar no início do século XVII, um período em que o barroco predominava e em que Braga evidencia a arte como sendo o principal marco da cidade.

Palácio do Raio

Palácio do Raio - Visitar Portugal

(Distância: 106 m SE)
A compra deste Palácio em 1867 por Miguel José Raio, Visconde de São Lázaro, acabou por definir o nome deste edifício como Palácio do Raio, pelo qual é conhecido em Braga.

Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade - Visitar Portugal

(Distância: 136 m E)
Uma avenida que é a mais longa a pertencer ao centro, e por isso a principal. Tem a sua origem na Arcada e prolonga-se até ao encontro da Avenida João XXI.

Casa e Capela dos Coimbra

Casa e Capela dos Coimbra - Visitar Portugal

(Distância: 141 m NW)
O conjunto dos Coimbra, assim denominado à Casa e Capela, está situado no centro histórico, com a casa para o largo de Santa Cruz e a Capela para o largo de São João de Souto.

Igreja de São João do Souto

Igreja de São João do Souto - Visitar Portugal

(Distância: 150 m NW)
São João do Souto dá o nome à freguesia, ao largo onde o templo religioso se situa e também ao próprio templo que remonta ao tempo medieval, ao século XII.

Casa dos Crivos

Casa dos Crivos - Visitar Portugal

(Distância: 156 m N)
De uma topologia habitacional muito comum nos séculos XVII e XVIII, a Casa das Gelosias, assim também denominada, é o único e raro edifício no género na cidade.

A Brasileira

A Brasileira - Visitar Portugal

(Distância: 206 m N)
Com uma situação central, no Largo Barão de São Martinho, a poucos metros da Torre de Menagem e da Arcada, "A Brasileira" de Braga faz parte de um conjunto de cinco existentes em Portugal.

Seminário de São Pedro e São Paulo

Seminário de São Pedro e São Paulo - Visitar Portugal

(Distância: 231 m SW)
É conhecido como Seminário de Santiago, pois está situado no largo com o mesmo nome para o qual a fachada principal está orientada.

Rua do Souto

Rua do Souto - Visitar Portugal

(Distância: 233 m NW)
Esta é a rua que atravessa a Braga histórica, em que o início é na Avenida Central, junto à Arcada, e termina no Arco da Porta Nova.

Igreja da Lapa

Igreja da Lapa - Visitar Portugal

(Distância: 269 m NE)
Esta Igreja foi construída após, em 1757, um padre e Cónego da Sé de São Paulo ali ter colocado uma estampa da Nossa Senhora da Lapa e provocando assim grande devoção.

gif