Braga, Igreja e Convento do Salvador

Igreja e Convento do Salvador

 

Atualmente conhecido como Lar Conde de Agrolongo, situado na praça com o mesmo nome, o antigo Convento do Salvador teve a sua edificação no final do século XVI, atribuída ao Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus.

Origem do Convento

Convento e Igreja do Salvador
Fachada principal
Convento e Igreja do Salvador
Fachadas sul e leste

Atualmente conhecido como Lar Conde de Agrolongo, situado na praça com o mesmo nome, a igreja ou capela serve de referência deste conjunto monástico como a parte classificada.

O antigo Convento do Salvador teve a sua edificação no final do século XVI, atribuída ao Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus. Esta construção só foi possível concretizar através de uma ideia do governo dos seus antecessores, em transferir para Braga as religiosas do Convento de Vitorino das Dornas.

O edifício conventual teve início em 1595, permitindo que em 1604 o templo religioso e algumas dependências conventuais já estivessem parcialmente levantadas, sendo, conforme indica uma inscrição no portão, o ano de 1616 o término do templo. A parte conventual possivelmente não teria restado muito mais tempo na sua finalização.

Melhoramentos

O convento foi sempre alvo de melhoramentos ao longo dos tempos acompanhando as necessidades da época, até mesmo depois da extinção das Ordens Religiosas, acabando por transfigurar a imagem inicial.

Em 1905, foi quando seriamente se pensou em dar uma nova função ao edifício, projetando assim a ideia de transformar em um Lar, o qual viria a ser concretizado em 1915.

Classificação

Do conjunto conventual, só o Templo Religioso está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     41.55290º  -8.42695º
- DDº MM.MMM':  N 41º 33.174'  W 008º 25.617'
- DDº MM' SS":    N 41º 33' 10.44"  W 008º 25' 37.02"

Referências

Temas / Tags




Braga, , por:



Artigos Relacionados

Arcada
Braga