Fonte do Pelicano

 

Situada na Praça do Município, esta fonte do século XVIII, sob o estilo barroco, tem como pano de fundo a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal. É formada por uma taça central que tem como base de decoração o pelicano, e quatro mais pequenas que a contornam.

Índice

A Fonte e o Pelicano

Fonte do Pelicano
Vista de sul
Fonte do Pelicano
Vista de oeste
Ao fundo a Biblioteca
Fonte do Pelicano
Vista de norte

Das fontes existentes em Braga, esta é a única com uma simbologia de cariz católico ligada à lenda do Pelicano. Este símbolo relaciona-se com a refeição, da Eucaristia, em que Cristo deu o seu próprio sangue para alimentar o povo.

Situada na Praça do Município, tem como pano de fundo a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal. Esta fonte do século XVIII, sob o estilo barroco, é formada por uma taça central que tem como base de decoração o pelicano, e quatro mais pequenas que a contornam.

Descrição

Fonte do Pelicano
Lado oeste
Fonte do Pelicano
Lado leste
Fonte do Pelicano
Lado sul

Tem com base de proporções grandes um soco circular de dois degraus. Ao centro, um tanque quadrilobado e, ao centro deste, ergue-se a base circular que sustenta a taça quadrilobada em que sai um corpo de três cornucópias a ladear o mesmo número de brasões do Arcebispo de Braga, D. José de Bragança. Segue-se a esfera armilar a que se sobrepõe o pelicano a dar de comer aos seus filhos. As figuras que se situam nas respetivas taças que o circundam estão a jorrar água para a taça central.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     41.55110º  -8.42777º
- DDº MM.MMM':  N 41º 33.066'  W 008º 25.666'
- DDº MM' SS":    N 41º 33' 3.96"  W 008º 25' 39.96"

A Visitar

  1. Igreja e Convento do Pópulo
  2. Largo do Paço
  3. Palácio dos Biscaínhos

Referências

  1. Wikipedia. «Fonte do Pelicano»

Temas / Tags

Estilo Barroco, Fontes



Braga, , por:



Temas