Braga, Fonte das Hortas

Fonte das Hortas

 

Fonte maneirista do século XVI, no centro do jardim no Campo das Hortas, foi mandada edificar em 1594 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus com o objetivo de a colocar no extremo este do Campo de Sant´Ana, que atualmente se denomina de Avenida Central.

História da Fonte

Fonte das Hortas
Fonte, lado norte
Fonte das Hortas
Fonte, lado sul

Fonte maneirista do século XVI, encontra-se ao centro do jardim no Campo das Hortas a embelezar a Casa Grande. Foi mandada edificar em 1594 pelo Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus com o objetivo de a colocar no extremo este do Campo de Sant´Ana, que atualmente se denomina de Avenida Central.

No século XIX foi colocada na Praça do Comércio, sendo depois em 1914 transferida para o local actual.

Descrição

Grandiosa e decorada fonte de granito, é constituída por uma base octogonal que alterna entre degraus e sebes. Nesta, assenta um tanque circular formado por duas taças, ambas decoradas com carrancas a servir de bicas. As taças são sustentadas por uma coluna galbada, com o mesmo género entre elas.

Visite também...
Fonte do Pelicano
Braga

A rematar, a decoração da coluna divide-se em três partes, com a primeira a constituir a origem das bicas, seguindo-se o brasão do Arcebispo D. Baltasar Limpo e a terceira com um corpo cilíndrico decorado com volutas e boleados. Termina com uma esfera armilar e cruz cardinalícia em metal.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     41.54988º  -8.43023º
- DDº MM.MMM':  N 41º 32.993'  W 008º 25.814'
- DDº MM' SS":    N 41º 32' 59.58"  W 008º 25' 48.84"

Referências

Temas / Tags




Braga, , por:



Artigos Relacionados

Chafariz de Palhais
Ribeira de Santarém
Chafariz dos Canos
Torres Vedras