Castelo de Faria
Castelo de Faria
Considerado como um dos mais importantes Castelos entre o Douro e Minho, teve igualmente a sua importância na formação e consolidação da Nacionalidade.
Castelo de Faria
Castelo de Faria
Castelo de Faria
Castelo de Faria

A primeira referência documentada ao Castelo de Faria é feita nos finais do século XI, mais concretamente no ano de 1099, todavia acredita-se que a forma da sua estrutura seja pertencente aos séculos IX e X.

A fortaleza desde o seu início era comandada por pessoas nobres do Condado Portucalense, razão pela qual o Castelo de Faria acabaria por se tornar num local preferencial para a consolidação da história de Portugal. Assim sendo, acredita-se que foi a partir deste que surgiu a ideia de revolta contra D. Teresa, a qual conduziu à Batalha de São Mamede em 1128 e consequentemente a subida ao trono e a coroação de D. Afonso Henriques.

É no século XIV que basicamente se vem confirmar a importância do Castelo de Faria, através do importante espólio ali resgatado e também através de outros materiais que mostram que a estrutura pode pertencer à época anterior à Nacionalidade.

Descrição

Castelo de Faria
Castelo de Faria

Atualmente do que resta da estrutura do Castelo são ruínas e ao centro a Torre de Menagem de planta quadrada e circundada por um pequeno murete. Foi edificado num alto da elevação do monte de Franqueia.

A Lenda do Alcaide do Castelo de Faria

Ao Castelo de Faria liga-se uma lenda que perdurou até aos dias de hoje e que mostra a importância que esta estrutura teve no desenrolar da história de Portugal. Assim, entre 1367-1383, o monarca da altura D. Fernando I, rompeu o compromisso que tinha com a filha do rei de Castela, tendo este desencadeado uma guerra contra Portugal.

Uma das duas invasões deu-se pelo Minho vindo da Galiza, ao encontro das forças portuguesas, e o conflito aconteceu perto de Barcelos, no qual as forças espanholas levaram a melhor e sendo por isso as portuguesas capturadas.

Nesta captura estava Nuno Gonçalves Faria, o então Alcaide do Castelo de Faria, e, podendo vir a servir de moeda de troca pela rendição do Castelo, Nuno Gonçalves Faria, convenceu o Comandante de Castela a levá-lo aos muros do Castelo sob o pretexto de convencer o filho à rendição.

Assim foi feito, mas no encontro com o filho Nuno Gonçalves Faria teve a oportunidade de exortar o filho à resistência, sob o pretexto de maldição. Uma vez gorada a intenção inicial, os espanhóis ali mataram o Alcaide diante do filho que conseguiu que o castelo resistisse ao assalto. Entretanto e perante tal ato, o filho vitorioso pediu permissão ao rei D. Fernando para abandonar o cargo de Alcaide, para se tornar sacerdote.

Classificação

O Castelo de Faria faz parte, desde 1956, dos classificados como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Milhazes, Vilar de Figos e Faria (Freguesia), na freguesia Milhazes, Vilar de Figos e Faria.

Coordenadas GPS: N 41 29.795' W 008 38.843'  (41.49658, -8.64738)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Estação Arqueológica

Estação Arqueológica - Visitar Portugal

(Distância: 88 m E)
De uma fase anterior ao Castelo, podemos observar vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro constituido por habitações basicamente de plantas circulares, podendo ver algumas estruturas de planta retangular.

Igreja e Convento da Franqueira

Igreja e Convento da Franqueira - Visitar Portugal

(Distância: 417 m NE)
A edificação deste convento surge de uma necessidade que os Franciscanos tiveram de um melhoramento de instalações. Realizou-se em 1505 a mando de D. Jaime I, quarto Duque de Bragança.

Capela de São João Baptista de Medros

Capela de São João Baptista de Medros - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Situada no lugar do mesmo nome com seu logradouro, foi pertença dos herdeiros do seu fundador, o Vigário João Gomes, que a construiu em 1757.

Capela de São Brás

Capela de São Brás - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Uma capela anterior ao século XV dedicada a São Brás, é antecedida por grande escadaria em quatro lances aumentando progressivamente, ao subir, o número de degraus em cada lance.

Igreja Matriz de Santo André

Igreja Matriz de Santo André - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
A Igreja Matriz da freguesia de Barcelinhos é dedicada a Santo André. No interior contém altares de talha do século XVII.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Capela de Nossa Senhora da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Ponte de Barcelos

Ponte de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.

Paço dos Condes de Barcelos

Paço dos Condes de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.

Pelourinho de Barcelos

Pelourinho de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.

Solar dos Pinheiros

Solar dos Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 4 km NE)
Este solar é uma edificação dos princípios do século XV a mando de Pedro Esteves, mas modificado entre os séculos XV e XVII.

gif