Pelourinho de Barcelos
Pelourinho de Barcelos
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.
Pelourinho de Barcelos

Barcelos escreve na sua história uma ligação muito forte desde o início da Nacionalidade com o reconhecimento dos Monarcas, tendo conquistado o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Manteve esse reconhecimento com os forais nas gerações seguintes.

Privilégios atrás de privilégios que foi conquistando no decorrer dos séculos, mereceu cada vez mais a simpatia dos Reis através de doações atrás de doações da localidade feitas por eles a pessoas da sua inteira confiança.

Pelourinho de Barcelos

Esta sequência de privilégios e doações chegou ao reinado de D. Manuel. Este, dando uma continuação dos seus antecessores, concede um novo foral que é simbolizado pela construção de um Pelourinho.

Decorria o ano de 1515 e construção deste é a evidência de uma lealdade da localidade para com os Monarcas, sendo-lhe atribuído um dos pelourinhos mais emblemáticos do reinado, em que o remate é feito em gaiola.

Locais

Pelourinho de Barcelos

Com uma trilogia de espaços, teve a sua primeira situação no atual largo do Município, seguido de uma trasladação para o largo da Porta Nova, junto à Torre com o mesmo nome, para finalmente ser deslocado para a atual situação.

Situa-se na parte histórica da cidade, junto precisamente dos edifícios mais emblemáticos como a Igreja Matriz, o Paço dos Condes de Barcelos, o Solar dos Pinheiros, e outros.

Descrição

Ergue-se com uma planta hexagonal da base formada por quatro degraus, num desnível em que a parte orientada a norte está ao nível do piso. Sobre os degraus, um soco hexagonal serve de base ao fuste também hexagonal e liso.

Um capitel prismático desenvolve-se para a gaiola, como remate. Este apresenta elementos manuelinos, como o anel torso do capitel e os cogulhos dos colunelos da gaiola.

Classificação

É em 1933 que o Pelourinho fica classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).

O Pelourinho situa-se no meio de um pequeno jardim, a poucos metros da ponte e do rio e ao lado do Paço dos Condes.

Coordenadas GPS: N 41 31.696' W 008 37.353'  (41.52827, -8.62255)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Paço dos Condes de Barcelos

Paço dos Condes de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 29 m SE)
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.

Igreja Matriz de Barcelos

Igreja Matriz de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 34 m N)
Dedicada a Santa Maria, esta igreja está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.

Solar dos Pinheiros

Solar dos Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 56 m NW)
Este solar é uma edificação dos princípios do século XV a mando de Pedro Esteves, mas modificado entre os séculos XV e XVII.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 83 m NE)
Situado na parte histórica da cidade, o edifício da Câmara Municipal enquadra-se com um conjunto de outros monumentos históricos da cidade, para a qual a sua fachada principal está orientada.

Ponte de Barcelos

Ponte de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 84 m S)
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Capela de Nossa Senhora da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 164 m S)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Rua Principal

Rua Principal - Visitar Portugal

(Distância: 187 m N)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.

Rio Cávado

Rio Cávado - Visitar Portugal

(Distância: 329 m E)
Para complementar a história da cidade de Barcelos, esta é banhada pelo rio verdadeiramente português que tem a sua origem nas terras altas da Serra do Larouco.

Casa dos Machado da Maia

Casa dos Machado da Maia - Visitar Portugal

(Distância: 330 m NE)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

Torre da Porta Nova

Torre da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 363 m NE)
A Torre da Porta Nova é a estrutura mais evidente dos vestígios das muralhas que a cidade de Barcelos possui da época medieval.

gif