Edifício dos Paços do Concelho
Edifício dos Paços do Concelho
Situado na parte histórica da cidade, o edifício da Câmara Municipal enquadra-se com um conjunto de outros monumentos históricos da cidade, para a qual a sua fachada principal está orientada.
Câmara Municipal - Torres e pano central
Torres e pano central
Câmara Municipal - Fachada frontal
Fachada frontal
Câmara Municipal - Fachada lateral
Fachada lateral

Este magnífico edifício emblemático, vizinho do Largo do Município pela fachada principal e da Rua da Misericórdia e Rua Infante D. Henrique pelas laterais, é o resultado de uma conjugação de uma séries de instituições, da qual resultaram no atual, sendo por isso resultado de várias campanhas de obras de reformas e acrescentos.

Na verdade este edifício sempre funcionou como Paços do Concelho, para o que foi concebido, começando com as anexações no século XIV, com a primeira instituição, com a construção do primeiro hospital e capela de Santa Maria, na sequência de apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela. No século XV deu-se a construção das arcadas em ogivas dos Paços do Concelho e no século seguinte deu-se a construção da instituição da Misericórdia, que inicialmente teve a sede na Capela de Santa Maria, passando esta instituição a gerir o hospital que passa a ser conhecido como o Hospital da Misericórdia.

Misericórdia

No final do século XVI, e devido às dimensões reduzidas da Capela, a Irmandade da Misericórdia mandou edificar uma igreja, que se chamaria de Misericórdia. No início do século XVIII, o edifício do hospital sofre uma ampliação sendo a sacristia demolida para se fazer um claustro e transportada para a casa do Despacho.

Em 1836 a Misericórdia transfere-se para o edifício do extinto Convento de São Francisco, abandonando as instalações antigas e passando estas a pertencer aos Paços do Concelho. A igreja é demolida para ampliação dos Paços, sendo aproveitadas somente as paredes laterais. Entretanto no mesmo edifício também são alojadas outras instituições como o Tribunal da Justiça e a Repartição da Fazenda e, finalmente, o quartel da polícia.

Câmara Municipal

Assim, no início do século XX constavam estas instituições, acabando no decorrer deste século a sua saída e restando apenas os Paços do Concelho. Entre 1996 e 2003 deu-se a recuperação do edifício, inclusivamente o espaço da antiga igreja, transformando no que é atualmente.

Descrição

É deste conjunto de construções e ampliações que resulta a fachada principal apresentando uma planta retangular de dois pisos e cinco panos separados por pilastras colossais, sendo dois deles formados por duas torres.

Cada uma das torres tem uma porta em arco de volta perfeita encimada por duas janelas de moldura retangular e pequenas sacadas com guarda em ferro. Sobrepõe-se a estas duas grandes pedras de armas encimadas por um friso em semi-circulo e um relógio. Finalizam com merlões e uma sineira em cada.

O pano central é formado por duas portas em arco quebrado, encimados por quatro janelas em verga reta e sacadas com guarda de ferro. A finalizar, o friso é terminado também por merlões.

Os panos laterais têm cinco janelas cada, no piso superior, em verga reta e pequenas sacadas em guarda de ferro. No piso térreo, no pano lateral da direita apresenta quatro janelas de moldura reta e com gradeamentos, e no pano esquerdo é formado por quatro arcos quebrados, dando acesso a um pequeno nartéx.

Classificação

O conjunto do edifício dos Paços do Concelho com a Igreja Matriz, as Ruínas dos Paços dos Duques de Bragança, o Pelourinho de Barcelos, o Solar dos Pinheiros e a Ponte de Barcelos, ou seja, o conjunto histórico de Barcelos, está classificado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Barcelos, na freguesia Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).

O Edifício da Câmara Municipal situa-se a 100 metros a norte do Rio Cávado e da ponte medieval, junto do Largo do Município.

Coordenadas GPS: N 41 31.732' W 008 37.317'  (41.52887, -8.62195)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Barcelos

Igreja Matriz de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 51 m SW)
Dedicada a Santa Maria, esta igreja está atribuída entre dois estilos, remontando ao tempo de transição entre o românico e o gótico, tendo em conta panos construtivos e decorativos.

Pelourinho de Barcelos

Pelourinho de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 83 m SW)
Barcelos recebeu o primeiro foral com D. Afonso Henriques. Foi renovado de D. Manuel I, simbolizado pela construção do Pelourinho em 1515, um dos mais emblemáticos do reinado.

Paço dos Condes de Barcelos

Paço dos Condes de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 85 m S)
Também conhecido como Paço dos Duques de Bragança, esta edificação, que se tornou no ex-libris da cidade de Barcelos, está situado num ponto elevado da cidade, marcando presença sobre a ponte e o rio.

Solar dos Pinheiros

Solar dos Pinheiros - Visitar Portugal

(Distância: 102 m W)
Este solar é uma edificação dos princípios do século XV a mando de Pedro Esteves, mas modificado entre os séculos XV e XVII.

Rua Principal

Rua Principal - Visitar Portugal

(Distância: 109 m N)
Esta rua, de seu nome Dr. António Barroso, é uma das muitas do centro histórico de Barcelos, conduzindo ao Largo da Porta Nova.

Ponte de Barcelos

Ponte de Barcelos - Visitar Portugal

(Distância: 151 m S)
A ponte de Barcelos, que atravessa o rio Cávado e une as margens entre Barcelinhos e Barcelos, construída no século XIV, torna-se num dos monumentos mais influentes da cidade da altura e da baixa medieval.

Capela de Nossa Senhora da Ponte

Capela de Nossa Senhora da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 233 m S)
Este pequeno edifício religioso teve a sua origem na época medieval, remontando ao ano de 1328. O alpendre a contornar a capela foi feito para permitir o descanso dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Casa dos Machado da Maia

Casa dos Machado da Maia - Visitar Portugal

(Distância: 247 m NE)
No centro da parte histórica de Barcelos, no Largo Dr. José Novais, está situada aquela que é considerada um dos edifícios manuelinos mais completos e perfeitos que existem no concelho de Barcelos.

Torre da Porta Nova

Torre da Porta Nova - Visitar Portugal

(Distância: 280 m NE)
A Torre da Porta Nova é a estrutura mais evidente dos vestígios das muralhas que a cidade de Barcelos possui da época medieval.

Rio Cávado

Rio Cávado - Visitar Portugal

(Distância: 286 m E)
Para complementar a história da cidade de Barcelos, esta é banhada pelo rio verdadeiramente português que tem a sua origem nas terras altas da Serra do Larouco.

gif