José Estevão Coelho de Magalhães
José Estevão Coelho de Magalhães
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.
Estátua de José Estevão Coelho de Magalhães

Nasceu em 1809 em Aveiro e faleceu em 1862, em Lisboa. Apesar da sua pouca vida, até aos 52 anos, foi muita intensa. Foi um jornalista notável, político e orador parlamentar português e finalmente bacharel.

Formado em direito na Universidade de Coimbra, foi desde 1836 até à morte uma figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados. Foi veterano das Guerras Liberais e um dos académicos que viveu no exílio em Inglaterra e na Ilha Terceira.

Participou no desembarque de Mindelo, e em 1841 fundou a Revolução de Setembro, um jornal que se tornou bastante influente da imprensa liberal. Sempre foi mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da altura, obrigando-o a refugiar-se várias vezes fora do seu País.

Para finalizar, participou ativamente na Patuleia, integrando no exército rebelde que operava no Alentejo.

Para homenagear este intenso Senhor da escrita e dos direitos, nada melhor que uma estátua em frente ao poder local.

Localização

Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.

Coordenadas GPS: N 40 38.438' W 008 39.232'  (40.64063, -8.65387)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Câmara Municipal de Aveiro

Câmara Municipal de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 28 m SE)
O edifício da Câmara foi construído em 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno.

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 31 m E)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.

Praça General Humberto Delgado

Praça General Humberto Delgado - Visitar Portugal

(Distância: 77 m N)
Praça central da cidade de Aveiro, tendo como pontos especiais de interesse a ria e os moliceiros, a antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Obelisco à Liberdade

Obelisco à Liberdade - Visitar Portugal

(Distância: 121 m N)
Este obelisco foi inaugurado em 26 de dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão.

Antiga Capitania do Porto de Aveiro

Antiga Capitania do Porto de Aveiro - Visitar Portugal

(Distância: 130 m NE)
Um dos mais importantes edifícios da cidade, construído com os arcos sobre estacas a que se deve o nome, a Casa dos Arcos. Era no momento um moinho de maré. No princípio do século passado o edifício foi aumentado e ampliado de um segundo piso, para na altura se transformar numa escola de Desenho Industrial.

Casa da Arte Nova

Casa da Arte Nova - Visitar Portugal

(Distância: 191 m NW)
A Arte Nova não deixa de ser mais um tipo de estilo, marcado por um período, e que neste caso foi o início do século XX, mais precisamente entre os anos de 1905/1920.

Praça Marquês de Pombal

Praça Marquês de Pombal - Visitar Portugal

(Distância: 214 m S)
O nome atual da praça, Marquês de Pombal, foi atribuído após a instauração da República, em 1910, como reconhecimento pelo que este estadista fez pela cidade e por a ter elevado a essa categoria em 1759.

Palacete Visconde da Granja

Palacete Visconde da Granja - Visitar Portugal

(Distância: 239 m SE)
Edifício de grande opulência, situado na principal praça da cidade de Aveiro, é conhecido como a Casa de Santa Zita.

Igreja de São João Evangelista

Igreja de São João Evangelista - Visitar Portugal

(Distância: 244 m S)
A Igreja de São João Evangelista das Carmelitas surgiu através do Convento das Carmelitas Descalças, sendo iniciado em 1610 como residência de D. Brites Lara.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação - Visitar Portugal

(Distância: 279 m N)
A Igreja Paroquial de Vera Cruz, ou Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, tem uma edificação que lhe é atribuída aos séculos XVII e XVIII, no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo. Ao longo do século XVII desenvolvem-se diversas obras de construção e melhoramentos.

gif