Igreja Matriz de Espiunca
Igreja Matriz de Espiunca, junho de 2016
A Igreja Matriz de Espiunca ou de São Martinho foi edificada em 1794, mas cedo sofreu obras de restauração no ano de 1809. Em 1945 o então padre da paróquia construiu uma nova. Destaca-se a entrada antecedida por uma escadaria e a torre sineira adossada a norte.

História

Igreja Matriz
Igreja e acesso
Igreja Matriz
Lado norte
Igreja Matriz
Lado sul

A Igreja Matriz de Espiunca ou de São Martinho, da qual é o orago, sempre sofreu da precariedade no campo da construção.

Edificada em 1794, cedo sofreu obras de restauração no ano de 1809. Contudo esta tentativa de recuperação fez com que a igreja se deteriorasse rapidamente. Em 1945 o então padre da paróquia construiu uma nova que ainda hoje se mantém.

Descrição

Desenvolvida longitudinalmente com uma planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor mais pequena e estreita.

Adossada na fachada norte a sacristia e, no mesmo lado, a torre sineira, no mesmo plano da fachada principal. Esta fachada apresenta o portal em verga reta encimado por por uma pequena janela retangular em altura.

Localização

Este ponto está situado na localidade Espiunca, na freguesia Canelas e Espiunca.

Coordenadas GPS: N 40 59.522' W 008 12.931'  (40.99203, -8.21552)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casas Típicas em Xisto

Casas Típicas em Xisto - Visitar Portugal

(Distância: 73 m NE)
Estas casas estão recuperadas, tal como a rua que é a rua principal da aldeia com o seu final no pequeno Largo da Igreja. Esta recuperação deve-se à construção dos Passadiços do Paiva, que têm ali um dos seus extremos.

Rio Paiva

Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 259 m NE)
Este rio, que nasce na Serra da Nave, pertencente ao concelho da Moimenta da Beira, tem um comprimento de 111 Km e vai desaguar no Rio Douro, em Castelo de Paiva.

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca

Ponte Pedonal Suspensa 516 Arouca - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Foi inaugurada em 29 de abril de 2021, na zona das Cascatas das Aguieiras, a maior ponte pedonal do mundo, com uma extensão de 516 metros.

Igreja Matriz de Bairros

Igreja Matriz de Bairros - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
A igreja paroquial de Bairros é de arquitetura barroca de planta longitudinal composta por nave e capela-mor. Tem ainda anexada a sacristia e a torre sineira quadrada de grande dimensão. Está situada num ponto elevado com vista esplêndida para o rio Paiva.

Igreja Matriz de Alvarenga

Igreja Matriz de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Está datada a sua remodelação no século XVIII mas crê-se, e com a capela-mor a testemunhar esse facto, que este templo pertença ao século XI, sob o estilo gótico, com modificações nos séculos seguintes. Salienta-se a torre sineira quadrada terminada em coruchéu piramidal.

Igreja de Santa Marinha de Real

Igreja de Santa Marinha de Real - Visitar Portugal

(Distância: 5 km NW)
Edificada em 1737, também conhecida por Santa Marinha e considerada como a mais antiga do concelho, esta igreja é de um grande valor interior como exterior. A fachada é aberta pelo portal decorado e é antecedida por uma grande escadaria. Destaca-se a grande torre sineira.

Garganta do Paiva

Garganta do Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Na estrada entre Alvarenga e Canelas, a garganta do Paiva é algo em que a natureza se formou, neste segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito, não se limitando no entanto a esta garganta, mas num vasto perímetro entre Castelo de Paiva e Arouca.

Ponte Sobre o Rio Paiva

Ponte Sobre o Rio Paiva - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SE)
Esta ponte é conhecida como a Ponte de Alvarenga ou Ponte de Canelas por unir estas duas freguesias de Arouca. Começou a ser edificada em 1770 e foi terminada em 1791.

Junta de Freguesia de Alvarenga

Junta de Freguesia de Alvarenga - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
Sem muitas informações quanto ao seu historial, uma anotação indica que remonta ao período romano. Foi promovida a concelho quando lhe foi atribuído o foral manuelino em 1514, que renovou o foral anterior atribuído por D. Dinis em 1298, mantendo-se assim até 1836.

Espaços Principais de Quintela

Espaços Principais de Quintela - Visitar Portugal

(Distância: 6 km SE)
Um largo e duas ruas, são os espaços recuperados do centro da aldeia de Quintela, Trancoso, pertencente à freguesia de Alvarenga.

gif