Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz
Fachada e sineira
Igreja Matriz - rosácea
Rosácea

Esta igreja apresenta-se com três denominações como Igreja Matriz de Vouzela, Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora de Assunção, à qual o templo é dedicado. Foi edificado no final do século XII, princípios do século XIII.

De planta retangular, é formada por nave e capela-mor, sendo precedida pela torre campanária, com sineira dupla, edificada no século XVII.

A fachada simples é rasgada por um portal em arco quebrado assente sobre colunelos, encimada por uma rosácea. Nas partes laterais as cachorradas estão consideradas pelos historiadores como as mais interessantes tributárias da arte do período, apresentando um conjunto de cornijas de modilhões, zoomórficos e geométricos.

 

Igreja Matriz - interior
Interior
Igreja Matriz - Altar-mor
Altar-mor
Igreja Matriz - Altar lateral
Altar lateral
Igreja Matriz - Capela lateral
Capela lateral

No interior, a relevância situa-se para a Capela do Santíssimo Sacramento, mandado construir por Afonso Lopes de Almeida nos finais do século XV, e que só viria a ser acabada em 1513 pelo seu filho Fernão Lopes de Almeida, que aí se fez sepultar com a sua mulher. A capela-mor foi redecorada no século XVIII, recebendo um retábulo-mor joanino de talha dourada e policromada, que forma um conjunto de abóbada de berço de madeira, dividida em vinte caixotões dourados e policromados decorados com símbolos marianos.

Está classificado desde 1922, como Monumento Nacional.

Coordenadas GPS: N 40 43.301' W 008 06.554'  (40.72168, -8.10923)

Temas / Tags

Vouzela, publicado em por