Templo religioso do século XVIII, a edificação situa-se no ano de 1773, pela mão do arquitecto de Lamego António Mendes Coutinho, um seguidor de Nicolau Nasoni.

Origem

Igreja dos Terceiros
Fachada, Torre
sineira e escadaria

A Igreja dos Terceiros de São Francisco, está situada num amplo e elevado espaço, traduzindo numa sobriedade condizente com a natureza do parque da cidade.

Fachada

Antecedida por uma monumental escadaria de vários patamares, a igreja é delimitada por duas pilastras em cunhais, rematados por duas urnas.

 
Igreja dos Terceiros
Fachada frontal

A fachada é rasgada por um sumptuoso portal, formado por um arco ondulado e enquadrado por duas pilastras. É encimada por um frontão interrompido, com uma moldura de escudo central, relevado com símbolos Franciscanos e rematado por um frontão mistilíneo.

Este está ladeado e num plano mais elevado por dois janelões moldurados e ondeados, sobrepujados por frontões triangulares. Estes apresentam-se encimados por um óculo quadrifoliado, de moldura ondeada e reentrante. Num plano mais recuado à fachada eleva-se a torre sineira quadrangular.

Interior

Igreja dos Terceiros - Altar-mor
Interior e Altar-Mor
Igreja dos Terceiros - Coro
Coro e Orgão
 
Igreja dos Terceiros - Painel
Janela
interior
Igreja dos Terceiros - Capela
Capela-Mor
Igreja dos Terceiros - Interior
Púlpito e
Altares laterais
 

No interior, a nave retangular é coberta por uma abóbada de berço. As paredes são revestidas de azulejos azuis e brancos do século XVIII, contando doze episódios da vida de São Francisco.

Os altares e retábulos apresentam um estilo do século XVIII, com talha dourada e policromada.

A capela-mor apresenta uma planta octogonal, igualmente com a sua cobertura. O retábulo-mor também é presenteado com a talha dourada.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 39.398' W 007 54.866'  (40.65663, -7.91443)
Viseu, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes