Dedicada a São Vicente, pensa-se que tenha sido edificada no século XVII, ainda que tenha sido sobre vestígios de uma outra construção de época anterior, possivelmente medieval.

Crê-se que a igreja já existia muito antes de Vilarandelo ter sido elevada a freguesia, encontrando-se uma pequena ermida que corresponderia, muito possivelmente, à atual capela-mor. Facto este difícil de comprovar a validade, sem outros estudos.

Igreja Matriz de São Vicente
Igreja Matriz de São Vicente

A sua fachada é aberta pelo portal principal, em arco de volta perfeita sobrepujado por um óculo. A fachada foi interrompida para receber os frisos que servem de base à dupla sineira que termina em tímpano encimado por Cruz de Malta. Este elemento é de importante relevância sobre a presença da ordem na região e na ligação da construção da igreja.

O interior reveste a austeridade do exterior, a nave e a capela-mor são totalmente revestidas por talha dourada proto-barroca, azulejos e pintura, numa obra de arte total à escala regional. Na capela-mor, o retábulo de talha dourada e polícroma ocupa a totalidade da parede testeira, integrando duas portas laterais que correspondem, na zona superior, a duas pinturas.

Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 39.796' W 007 19.418'  (41.66327, -7.32363)
Vilarandelo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes