Torre de Menagem
Torre de Menagem
A história do castelo começa anteriormente à ocupação romana da Península Ibérica, pensa-se talvez dos tempos dos visigodos, em que ainda era um castro.
 

História

Torre de Menagem
Torre de Menagem
Torre de Menagem

Pode-se dizer que este castelo sofreu aventuras e desventuras de politicas de interesse, posição geográfica, entre outras.

O castro terá sido conquistado e reforçado pelos muçulmanos do século VIII ao XI. Com os muçulmanos veio a Reconquista Cristã e assim o castelo foi tomado pelo Reino de Leão. Por sua vez, o castelo é conquistado e incluído no Condado Portucalense, através do Rei D. Afonso Henriques.

Mais um infortuno para o castelo, este volta para as mãos da coroa espanhola através de Afonso IX, Rei de Leão, sob o pretexto de garantir à sua mulher D. Teresa (infanta portuguesa) os castelos que seu pai deixara em testamento e que seu Irmão reivindicara. Voltou novamente para o reino português passados dez anos.

Mas o castelo não foi só palco de guerras, pois foi palco do casamento de Afonso III com a infanta Beatriz, filha ilegítima de Afonso X. Foram por isso, e a mando deste monarca, efetuadas obras de reconstrução deste castelo que se estenderam até ao reinado de D. Dinis, sendo a Torre de Menagem dessa época.

Século XIV

Jardim da Torre de Menagem
Jardim da Torre de Menagem

Mais uma vez o castelo foi disputado, agora com problemas de sucessão, em que no ano de 1383 D. Fernando não tinha herdeiros masculinos, e por isso Chaves tomou o lado de D. Beatriz, casada com o Rei de Castela.

Sob esta perspetiva, D. João Mestre de Avis (filho de D. Pedro e Dª Inês de Castro), subiu ao trono fazendo de seguida guerra com Castela. Neste contexto, o castelo foi cercado por tropas de D. Nuno Álvares Pereira, e daqui resultou a rendição, para se tornar mais tarde propriedade do Condestável, por doação de D. João I.

Finalmente, e para sempre nas mãos dos portugueses, com a Guerra da Restauração as defesas do castelo foram modernizadas, servindo depois para as Invasões Francesas.

Classificação

Atualmente, deste castelo resta apenas uma parte de pano da muralha e a Torre de Menagem. Torre esta que está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Chaves, na freguesia Santa Maria Maior.

Coordenadas GPS: N 41 44.372' W 007 28.318'  (41.73953, -7.47197)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança - Visitar Portugal

(Distância: 52 m NE)
Edifício construído no século XV, mandado erigir por D. Afonso I, primeiro Duque de Bragança e oitavo Conde de Barcelos, para sua residência pessoal.

Museu da Região Flaviense

Museu da Região Flaviense - Visitar Portugal

(Distância: 53 m NE)
Instalado nos Paços do Duque de Bragança, conta com exposições permanentes de metalurgia pré-romana, materiais da Idade do Bronze, da Pré-história e da Proto-história e diversos elementos da antiguidade de Chaves.

Posto de Turismo de Chaves

Posto de Turismo de Chaves - Visitar Portugal

(Distância: 55 m NE)

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia - Visitar Portugal

(Distância: 57 m E)
É considerada uma das mais bonitas da cidade, porém não é a sede dos templos religiosos. Datada do século XVII, este é um dos três templos religiosos da cidade com um traçado marcadamente barroco.

Câmara Municipal de Chaves

Câmara Municipal de Chaves - Visitar Portugal

(Distância: 58 m NE)
Este edifício tipo palacete, situado na Praça de Luís de Camões, foi edificado em meados do século XIX, por António de Souza Pereira Coutinho.

Antigo Hospital da Misericórdia de Chaves

Antigo Hospital da Misericórdia de Chaves - Visitar Portugal

(Distância: 65 m E)
Este foi o antigo Hospital da Misericórdia de Chaves, construído nos séculos XIX e XX. Encontra-se adossado à Igreja da Misericórdia, no mesmo largo da Câmara Municipal e junto da Igreja Matriz.

Capela de Nossa Senhora do Loreto

Capela de Nossa Senhora do Loreto - Visitar Portugal

(Distância: 68 m NE)
Mais conhecida como Capela de Santa Cabeça, foi fundada em 1696 pelo Abade de Monforte, João de Prada, que instituiu o respectivo morgadio.

Igreja de Santa Maria Maior

Igreja de Santa Maria Maior - Visitar Portugal

(Distância: 77 m E)
Não se sabendo ao certo o ano da sua edificação, as primeiras referências surgem durante o tempo das Inquirições Afonsinas, de 1259. Pode pertencer ao período do românico, possivelmente construída no século XII sobre fundações da época visigótica.

Pelourinho de Chaves

Pelourinho de Chaves - Visitar Portugal

(Distância: 111 m E)
O Pelourinho, resultante do foral de D. Manuel I, foi apeado em 1870 para ser reerguido em 1910, antecedendo nova deslocação e reposição. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Capela de Santa Catarina

Capela de Santa Catarina - Visitar Portugal

(Distância: 176 m N)
Foi fundada em 1249 por D. Lourenço Pires de Chaves, juntamente com a albergaria e morgado de Santa Catarina, junto ao castelo. Em 1681 Gregório de Castro Moraes ordena a transladação da Capela do Toural para a atual localização.

gif