O forno comunitário é o terceiro elemento de relevo que se encontra no largo central da aldeia, conjuntamente com a Capela e o Cruzeiro, estando a poucos metros dos outros dois elementos.

Descrição

Forno Comunitário
Forno Comunitário

Numa época em que cada vez mais se realça a individualidade, é uma raridade ver por essas aldeias de Portugal algo que em tempos contribuiu para uma vida em comunidade, mantendo-se assim uma entreajuda dos próprios aldeões.

Atualmente, e cada vez mais no seguimento da ideia da importância de preservar as aldeias, mantendo-as na linha de turismo rural, os fornos comunitários acabam por se tornar numa das construções mais elementares para essas aldeias, instruindo a quem as visita, num sentido de apoio e também, por falta de melhor, um sentido de orgulho para a aldeia.

Uma edificação sem uma linha de construção rígida, o forno apresenta-se em alvenaria, em que a fachada apresenta a porta à esquerda, e à direita desta sobressai uma laje retangular que serve de apoio aos cestos. Na lateral esquerda uma pequena abertura de uma janela, e outra nas traseiras da casa que para o interior se situa em cima do forno.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 38.133' W 007 46.992'  (41.63555, -7.78320)

Temas / Tags

Covas do Barroso, publicado em por