Igreja do Convento de São Domingos
Igreja do Convento de São Domingos
Este conjunto foi denominado de Convento de Santa Cruz pelo seu fundador, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, mas mudou para São Domingos, prevalecendo esse nome até agora.
Igreja de São Domingos
Igreja do Convento

O nome deste conjunto conventual manteve-se conhecido mais pela razão do que pelo nome que lhe foi atribuído. Tudo leva a que seja assim conhecido como Igreja de São Domingos ou Igreja do Convento de São Domingos.

Este conjunto foi denominado de Convento de Santa Cruz pelo seu fundador, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, na altura Arcebispo de Braga.

Sendo Dominicano, o Convento foi edificado para que albergasse Dominicanos e, como não podia deixar de ser, a primeira missa foi no dia de S. Domingos. Por esta razão, com o decorrer dos tempos, deixaram cair o nome de Santa Cruz para São Domingos, prevalecendo por isso este último até à atualidade.

Situado na Praça de São Domingos, este conjunto conventual teve a sua edificação no ano de 1562 e a sua finalização em 1576, tendo já no ano de 1571 sido celebrada a primeira missa.

Descrição

A igreja apresenta-se com uma fachada complexa, uma vez que atrás de uma retabular, dividida em três registos, há uma outra mais simples em frontão contracurvado. Adossada à esquerda está a torre sineira.

A fachada retabular apresenta-se com um portal em arco de volta perfeita, é ladeada por um conjunto de colunas coríntias de fuste estriado assentes sobre pedestais decorados com motivos rústicos. Entre cada par de colunas estão os Santos Pedro e Paulo, sendo o Pedro à direita e o Paulo à esquerda.

A arquivolta é decorada por dois medalhões com as figuras dos profetas Isaías à direita e, possivelmente, Moisés ou Abraão à esquerda.

O segundo registo, separado por um friso do primeiro, apresenta-se com três nichos com as imagens de São Domingos, a Virgem e o Menino e São Tomás, que estão ladeados por colunas e pilastras coríntias. Possuem também duas janelas entre estas imagens, posteriores ao projeto original.

O entablamento é decorado por motivos vegetalistas e cabeças aladas.

O terceiro registo, finalizado por um frontão triangular decorado por florões e figuras humanas, assenta em duas colunas coríntias abalaustradas ladeadas por dois Papas. Ao centro situa-se um óculo oval em tímpano ladeado por quatro figuras evangelistas e, no tímpano do frontão, as armas do Arcebispo.

Rota dos Mosteiros

Este monumento está inserido na Rota dos Mosteiros, do Portal de Melgaço, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

A igreja entrou em 1910 para a lista dos classificados como Monumentos Nacionais.

Localização

Este ponto está situado na localidade Viana do Castelo, na freguesia Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

Coordenadas GPS: N 41 41.489' W 008 50.039'  (41.69148, -8.83398)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Largo de São Domingos

Largo de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 0 m S)
Este pequeno largo que tem o nome da igreja, está situado nos limites da zona histórica de Viana do Castelo servindo de saída ou entrada desta mesma zona para a Fortaleza de São Tiago da Barra.

Palacete dos Barbosa Maciel

Palacete dos Barbosa Maciel - Visitar Portugal

(Distância: 63 m E)
Edificada em 1724, só seis anos depois o Palacete entrou na Família Barbosa Maciel através da compra deste imóvel, na qual permaneceu até 1922. Está situado no limite da parte histórica de Viana, na Praça de S. Domingos.

Igreja de Nossa Senhora da Agonia

Igreja de Nossa Senhora da Agonia - Visitar Portugal

(Distância: 358 m NW)
Esta igreja é o resultado da reconstrução de uma antiga capela terminal de uma Via Sacra. Este templo religioso data dos meados do século XVIII, sob o signo do final do barroco, com algumas influências do barroco brasileiro.

Navio-Hospital Gil Eannes

Navio-Hospital Gil Eannes - Visitar Portugal

(Distância: 370 m E)

Forte de Santiago da Barra

Forte de Santiago da Barra - Visitar Portugal

(Distância: 374 m SW)
É dada ao Castelo de Santiago da Barra a data provável mais antiga do século XV, quando ali foi edificada uma fortaleza que teve a sua finalização no tempo de D. Manuel I.

Casa dos Melo Alvim

Casa dos Melo Alvim - Visitar Portugal

(Distância: 391 m NE)
Também denominada por Solar de Camarido, está situada próximo da Estação de Caminhos de Ferro, na parte nova da vila de então. Casa quinhentista, dos inícios do século XVI, é considerada o solar mais antigo da cidade.

Estação dos Caminhos de Ferro de Viana do Castelo

Estação dos Caminhos de Ferro de Viana do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 452 m NE)
Este belíssimo edifício do século XIX representa a central máxima dos caminhos de ferro e da cidade no Alto Minho. Sendo um ponto de passagem entre Espanha e Porto, esta estação é o ponto de paragem obrigatório.

Museu do Traje

Museu do Traje - Visitar Portugal

(Distância: 479 m E)
O Museu do Traje está situado no centro histórico de Viana, com a fachada virada para a Praça da República e as laterais a acompanhar o início de duas ruas.

Casa dos Werneck

Casa dos Werneck - Visitar Portugal

(Distância: 491 m NE)
Casa pertencente a uma família oriunda da Baviera, destaca-se por uma planta longa, seguindo uma linha do neogótico. Sem uma certeza quanto à sua edificação, está próxima de 1840 com a sua finalização em 1880.

Casa dos Nichos

Casa dos Nichos - Visitar Portugal

(Distância: 503 m E)
Edifício do século XV, a Casa dos Nichos é uma das mais antigas do centro histórico de Viana do Castelo e a mais emblemática. Ostenta na sua fachada duas esculturas de alto-relevo que representam cenas da Anunciação, do século XV.

gif