O nome deste conjunto conventual manteve-se conhecido mais pela razão do que pelo nome que lhe foi atribuído. Tudo leva a que seja assim conhecido como Igreja de São Domingos ou Igreja do Convento de São Domingos.

História

Igreja de São Domingos
Igreja do Convento

Este conjunto foi denominado de Convento de Santa Cruz pelo seu fundador, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, na altura Arcebispo de Braga.

Sendo Dominicano, o Convento foi edificado para que albergasse Dominicanos e, como não podia deixar de ser, a primeira missa foi no dia de S. Domingos. Por esta razão, com o decorrer dos tempos, deixaram cair o nome de Santa Cruz para São Domingos, prevalecendo por isso este último até à atualidade.

Situado na Praça de São Domingos, este conjunto conventual teve a sua edificação no ano de 1562 e a sua finalização em 1576, tendo já no ano de 1571 sido celebrada a primeira missa.

Descrição

A igreja apresenta-se com uma fachada complexa, uma vez que atrás de uma retabular, dividida em três registos, há uma outra mais simples em frontão contracurvado. Adossada à esquerda está a torre sineira.

A fachada retabular apresenta-se com um portal em arco de volta perfeita, é ladeada por um conjunto de colunas coríntias de fuste estriado assentes sobre pedestais decorados com motivos rústicos. Entre cada par de colunas estão os Santos Pedro e Paulo, sendo o Pedro à direita e o Paulo à esquerda.

A arquivolta é decorada por dois medalhões com as figuras dos profetas Isaías à direita e, possivelmente, Moisés ou Abraão à esquerda.

O segundo registo, separado por um friso do primeiro, apresenta-se com três nichos com as imagens de São Domingos, a Virgem e o Menino e São Tomás, que estão ladeados por colunas e pilastras coríntias. Possuem também duas janelas entre estas imagens, posteriores ao projeto original.

O entablamento é decorado por motivos vegetalistas e cabeças aladas.

O terceiro registo, finalizado por um frontão triangular decorado por florões e figuras humanas, assenta em duas colunas coríntias abalaustradas ladeadas por dois Papas. Ao centro situa-se um óculo oval em tímpano ladeado por quatro figuras evangelistas e, no tímpano do frontão, as armas do Arcebispo.

Classificação

A igreja entrou em 1910 para a lista dos classificados como Monumentos Nacionais.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 41.489' W 008 50.039'  (41.69148, -8.83398)

Temas / Tags

Viana do Castelo, publicado em por