Capela das Almas
Capela das Almas
Capela das Almas
Fachada lateral
e posterior

Atualmente conhecida como Capela das Almas, em tempos remotos Igreja de São Salvador das Almas ou simplesmente Igreja das Almas. Este templo tem a sua origem no século XIII, funcionando com Igreja Matriz de Viana do Castelo até ao ano de 1483, ano em que perdeu o título de Matriz para a Sé Catedral, depois de terem muralhado a Vila. Contudo o cemitério manteve-se aqui até ao ano de 1840, no que hoje é conhecido como o adro, e por esta razão a capela têm o nome de Almas.

Em 1719 sofreu obras de reedificação e aumento, transformando o templo românico num templo barroco setecentista, mantendo a traça até agora. Entretanto, as recentes obras de recuperação deste templo, e em virtude de escavações arqueológicas ali realizadas no interior, permitiram pôr a descoberto uma estrutura românica e os alicerces de um edifício que possibilitaram concluir que a Igreja é ainda mais antiga, remontando ao século IX.

De planta longitudinal, de uma única nave retangular, tem a fachada delimitada por pilastras encimadas por pináculos. O rasgo do portal é em verga reta, sobrepujado de frontão de aletas com a flôr de liz ao centro. Está encimado por uma janela e ladeado por outras duas que têm por cima dois pequenos painéis de azulejos de Nossa Senhora da Guia e do Cristo Crucificado. A esta capela está adossada a torre sineira de dupla arcaria.

Coordenadas GPS: N 41 41.661' W 008 49.530'  (41.69435, -8.82550)
Viana do Castelo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes