Casa do Poço

Para o investigador Alberto Pereira de Castro, a Casa do Poço é um dos edifícios mais antigos da zona intramuros da Vila. Torna-se assim difícil de determinar as suas origens supondo que a propriedade se relacione com gente ligada à defesa da Praça sobretudo pela sua localização, próxima das portas principais, a cisterna e o primitivo castelo.

Descrição

De planta losangular com torreão adossado a poente bem como outros corpos retangulares e mais baixos um piso relativamente à construção principal, anexos a noroeste e poente.

O corpo principal possui cobertura a quatro águas e, atendendo ao desnível topográfico de um piso existente entre o cunhal nascente e poente, desenvolvendo-se em três pisos, embora na extremidade poente sejam visíveis apenas dois e os anexos evidenciem apenas um.

Na fachada principal, virada a sudeste, a entrada faz-se por pequeno pátio estabelecido a uma cota intermédia relativamente à rua, protegido por guardas de ferro modeladas por esteios em pedra.

As fachadas nordeste e noroeste encontram-se num cunhal sublinhado, no último piso, por um ligeiro avanço horizontal, prolongado até pouco mais de metade das fachadas.

Localização

Coordenadas GPS: N 42 01.964' W 008 38.706'  (42.03273, -8.64510)
Valença, publicado em por