Capela Militar do Bom Jesus
Capela Militar do Bom Jesus

Precisamente no ano 1700, a Capela Militar de Bom Jesus ficou apta para ser sagrada, o que veio acontecer no dia 1 de Novembro. Passou a ser administrada pela Colegiada de Valença, cujos Cónegos cederam à Irmandade de Nossa Senhora do Carmo em 1767, para a qual só eram admitidos os militares do Regimento da Infantaria de Valença.  

Capela Militar do Bom Jesus

Capela barroca com nave e capela-mor retangulares, dispostas longitudinalmente, tendo adossados do lado nordeste uma escadaria conduzindo ao coro alto e um pequeno corpo quadrangular onde se localiza a sacristia. Parâmetros em alvenaria autoportante de granito rebocado e pintado a branco excepto embasamento, cunhais e cornijas, molduras e ornamentos. Coberturas diferenciadas de duas e três águas.

Na fachada principal, virada a nascente, abre-se um portal em arco pleno ladeado por pilastras jónicas que sustentam entablamento coroado de frontão de enrolamentos interrompido para alojar amplo janelão retangular com frontão curvo. Outras duas janelas com cornija reta, colocadas ao lado da entrada, permitem melhorar a iluminação do pequeno templo. Remate por cornija angular assentando em métopas sobre os cunhais encimados por pináculos esferoidais. Ao centro e no vértice da cornija insere-se a pedra de armas nacional ladeado por atletas e com cruz latina no coroamento. 

Interior da Capela Militar do Bom Jesus

No interior, o relevo vai para o altar rocaille de Nossa Senhora do Carmo e para o retábulo da capela-mor policromado.

Sendo uma capela administrada por uma Ordem Religiosa, nada melhor que ter na praça que a rodeia o São Teotónio, o primeiro Santo em Portugal.

Coordenadas GPS: N 42 01.705' W 008 38.727'  (42.02842, -8.64545)
Valença, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes