Mais conhecido como Mosteiro de Refóios do Lima, acredita-se que seja uma edificação anterior ao século XII, mas reconstruída no século XVI.
História



Mais conhecido como Mosteiro de Refóios do Lima, acredita-se que seja uma edificação anterior ao século XII, uma vez que a sua existência documentada dá conta desde esse século.
Foi fundado por D. Afonso Ansemondes para poder albergar uma comunidade de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, entregando depois o cenóbio ao seu filho Pedro Mendo. A edificação da Igreja ocorreu durante o ano de 1143-1144.


O conjunto conventual entra no século XVI na verdadeira ruína até que, e a pedido da comunidade monacal, o comendatário de Refóios e Bispo de Miranda, D. Júlio de Alva, mandou iniciar as obras de reconstrução. O mosteiro e os claustros terminaram em 1571 e a igreja foi finalizada dez anos depois.

lateral esquerda


lateral direita
Século XIX e XX
Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a zona conventual foi vendida a particulares, passando este templo religioso a ser a Matriz da Freguesia. Só em 1986 os herdeiros da zona conventual a venderam à Câmara Municipal, tendo esta feito obras de adaptação para uma escola superior agrária, a qual ainda hoje funciona.

colateral esq


lateral esq

lateral esq

lateral esq

colateral dir


lateral dir

lateral dir
Descrição
A igreja apresenta uma mistura de elementos maneiristas e barrocos, com uma planta em cruz latina formada por nave e capela-mor e duas capelas laterais. A fachada está delimitada por cunhais de pilastras, e ao lado direito desta está anexada a torre sineira.




espaldar

da fonte
A fachada composta por um portal principal em arco de volta perfeita é ladeada por colunelos com friso e volutas. Está encimado por um janelão com gradeamento e uma moldura ricamente decorada. É rematada por um frontão contracurvado.
A zona conventual, de planta quadrangular, está edificada à volta do claustro.
Classificação
Este conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Mosteiro de Refóios do Lima»