A Biblioteca foi criada no início do século XX numa sala no Largo de Camões. Foi mudada para o edifício do século XVII do hospital da Misericórdia.

Início

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

De acordo com os pergaminhos da Vila, a existência de uma biblioteca era inevitável sendo por isso criada no início do século XX após a entrada da primeira República. No início teve o seu lugar numa sala de um edifício no Largo de Camões.

Com o decorrer dos tempos o espólio foi aumentando, graças a doações, atingindo um ponto de saturação e obrigando por isso a uma transladação da biblioteca para outro edifício. Assim aconteceu para um edifício cuja construção tinha sido no século XVII e onde tinha funcionado o hospital da Santa Casa da Misericórdia e posteriormente o quartel da G.N.R.

Novo Local

Está situada no centro de Ponte de Lima, em frente da Igreja Matriz, a fazer esquina da rua da Picota com a Cardeal Saraiva. Esta segunda rua viria no início do século XX a dividir em dois o edifício de um único corpo que pertencia à Misericórdia. Uma parte albergava o então Hospital da Misericórdia, restando a outra que ainda hoje pertence à Misericórdia e se situa precisamente do outro lado da rua.

Esta divisão destruiu um claustro setecentista, acabando também com parte da muralha medieval, uma vez que o edifício de um só corpo se encontrava encostado à muralha. A entrada da biblioteca faz-se precisamente pela Rua da Picota, pois esta encontra-se orientada para a única entrada existente do Burgo.

Descrição

Todos os rasgos orientados para a Rua Cardeal Saraiva estão uniformemente colocados nos dois pisos, de moldura reta. Igualmente os rasgos orientados para a Rua da Picota são de moldura reta, dos quais os do piso superior possuem guarda em ferro.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 46.056' W 008 35.076'  (41.76760, -8.58460)

Referências

Temas / Tags

Ponte de Lima, publicado em por

 


Os Mais Próximos

Bibliotecas

Os Mais Vistos


Lapa de Santa Margarida
Azeitão, Setúbal

Igreja de S. Simão
Azeitão, Setúbal

Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho

Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Coretos

Cruzeiros


Ermida ou capela isolada

Estilo Maneirista

Imóvel de Interesse Público

Nossa Senhora da Graça

São Pedro


Século XVII

Torre Sineira


A nossa Igreja
Freches, Trancoso

Antiga Igreja Matriz
Vila Pouca de Aguiar

Antiga Matriz de Alcoentre
Alcoentre, Azambuja

Antigos Paços do Concelho
Castelo Novo, Fundão