Tendo São Martinho como orago, a Igreja Matriz de Friastelas, construída no início do século XII, apresenta-se bastante alterada em relação à original embora mantendo alguns vestígios do tardo-românico.

Construção

Igreja de São Martinho
Igreja de São Martinho
Igreja de São Martinho

Tendo São Martinho como orago, a Igreja Matriz de Friastelas apresenta-se bastante alterada em relação à original, conseguindo no entanto manter alguns vestígios do tardo-românico. Edifício construído no início do século XII, foi referenciado em 1130 pela Dª Chamoa e seus filhos que doaram à Sé de Braga a duodécima parte que detinham na igreja.

Igreja de São Martinho - Porta Principal
Porta Principal
Igreja de São Martinho - Superior da Porta
Cruz na Aduela

Um dos poucos sinais que subsistem do verdadeiro românico é evidenciado através do sistema de modilhões existentes nas duas partes laterais.

Nota-se igualmente uma tendência para o tardo-românico em que o gótico já se faz sentir, no apontar dos arcos dos portais laterais de dupla arquivolta. Na fachada principal e sobre o portal atual, pode-se ainda observar algumas aduelas do portal primitivo.

Alterações

No entanto, no final do século XIII e princípio do XIV o templo religioso sofreu a mais profunda reforma. No século XV viria a ser enriquecido com duas esculturas do São Martinho e de Cristo Crucificado.

Na primeira metade do século XIX o templo sofreu novamente uma campanha de obras, com a transformação do frontespício, com a troca do portal principal, o rasgo de janela retangular que o encima, adossação da torre sineira, entre outros. O interior sofreu também desta mesma transformação.

Descrição

Igreja de São Martinho - Porta lateral sul
Porta Lateral

A Igreja de São Martinho de Friastelas apresenta-se longitudinalmente, de planta retangular formada por nave igualmente retangular e uma capela-mor quadrada de dimensões mais pequenas que o corpo central.

A fachada principal é rematada em empena com cruz e ladeada por pináculos piramidais. Os rasgos pertencem ao portal principal em verga reta e encimada por uma janela retangular e esta por um nicho com a imagem do São Martinho.

À esquerda desta está adossada a torre sineira quadrada com dois sinos, tendo a rematar quatro pináculos piramidais. Num plano mais recuado e a nível da capela-mor estão ladeadas duas capelas.

Classificação

A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

A igreja está situada junto da estrada N306, entre as povoações de Vila Franca e Real.

Coordenadas GPS: N 41 40.414' W 008 34.680'  (41.67357, -8.57800)

Referências

Temas / Tags

Friastelas, publicado em por