Capela de São Caetano
Capela de São Caetano

Não se sabe a data em que a construção da capela teve o seu início e o seu fim, contudo sabe-se que pertenceu à Congregação dos Jesuítas que se estabeleceu em Longos Vales desde 1551 até 1759, ano em que foram expulsos pelo Marquês de Pombal e todos os seus bens foram anexados à Universidade de Coimbra.

Esta capela está numa situação privilegiada, no cimo de um monte arborizado. No adro fronteiro à capela encontra-se um escadório barroco iniciado por um pátio retangular rodeado de muretes em cujos extremos se encontram pedestais com pináculos e grandes volutões. Dois lanços de escadas ladeiam o pátio.

De origem barroca está desenvolvida longitudinalmente em nave e capela-mor com corpo arquitetónico anexo do lado norte. Construído em alvenaria de granito, de aparelho irregular, tem indícios de ter sido rebocado e pintado a branco excepto embasamento, cunhais, cornijas, molduras e ornamentação que exibem granito aparente de talhe cuidado.

A fachada principal, orientada a poente, encontra-se subdividida em três tramos delimitados por pilastras, rematados por entablamento e, sobre este, coroando o corpo central, ergue-se falso frontão triangular, cujo tímpano ostenta medalhão com uma cruz ladeada por duas aves e, lateralmente, erguem-se dois campanários com coruchéus piramidais rodeados e terminados em pináculos boleados.

Coordenadas GPS: N 42 02.470' W 008 26.638'  (42.04117, -8.44397)
Longos Vales, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes