Igreja Matriz

A caminho da aldeia de Sistelo, muito dificilmente passa despercebido um conjunto de três peças magníficas aos turistas que passam por este lugar. Situado mesmo à face da estrada nacional, num plano um pouco elevado, a Igreja Matriz, um desses três elementos, é também conhecida como Igreja de Santa Eulália de Gondoriz. Remonta ao século XVIII e apresenta um desenho similar à Capela de Santa Maria da Madalena, na Falperra em Braga.

Sem quaisquer referências históricas, somente um templo setecentista, apresenta uma planta longitudinal formada por nave e capela-mor. Está adossada a esta a torre sineira, num plano um pouco mais recuado, e um anexo como a sacristia. A fachada delimitada por pilastras é finalizada por um frontão contracurvado .Ao centro apresenta o portal em arco abatido sobrepujado por uma arquitrave e encimado por um janelão, e este por um nicho com Santa Eulália.

Igreja Matriz

A torre sineira quadrangular, com os sinos nos quatro lados em arcos de volta perfeita, é finalizada por uma torre em forma de bolbo ladeada por quatro pináculos. Antecede ao templo uma escadaria para o adro da igreja.

Em frente da igreja, no largo, está o Cruzeiro e ao lado o Portal que também merecem ser vistos pela sua espetacularidade.

Coordenadas GPS: N 41 53.461' W 008 25.191'  (41.89102, -8.41985)
Gondoriz, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes