Datado do séc. XVIII, crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora da Peneda
Escadaria da Nª Srª da Peneda
Escadaria da Nª Srª da Peneda

Este é um dos três santuários dos mesmo género existentes em Portugal: Bom Jesus em Braga, Senhora dos Remédios em Lamego e este, Nossa Senhora da Peneda. Datado do século XVIII, segundo a indicação inscrita numa coluna ao cimo da escadaria de acesso. Crê-se que no lugar do santuário existia uma pequena ermida, pela aparição da Senhora da Peneda, e que com o decorrer dos tempos foi crescendo o culto que originou este magnífico templo.

Este lugar de culto é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, em que nas suas laterais existem 20 capelas, com cena da vida de Cristo.

Igreja de Nossa Senhora da Peneda
Igreja de Nossa Senhora da Peneda
Igreja de Nossa Senhora da Peneda - confessionário

Lenda

Como não podia deixar de ser, este santuário está ligado a uma lenda, a Lenda da Peneda, em que uma Senhora da Peneda apareceu sob a forma de uma pomba branca a uma criança que guardava cabras e lhe disse para pedir aos habitantes para fazerem ali uma ermida.

A criança contou aos pais, que não ligaram nenhuma. No dia seguinte, no mesmo lugar, a Senhora voltou a aparecer, agora sob a forma de imagem (tal e qual como é hoje representada), e mandou a criança ir ao lugar de Roussas buscar uma mulher de nome Domingas Gregório, que se encontrava entrevada há dezoito anos, e que, ao chegar perto da imagem, recuperou a saúde.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 58.457' W 008 13.388'  (41.97428, -8.22313)

Temas / Tags

Gavieira, publicado em por