Vista Geral de Arcos de Valdevez
Vista Geral de Arcos de Valdevez
"Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez" é o lema que ficou na história desta pequena vila estrategicamente posicionada à entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês e que viria a ditar o futuro de Portugal.
Vista Geral
Vista Geral

Vila lendária com mais de novecentos anos de história, remonta ao período da pré-história, deixando vestígios de monumentos funerários que se destacam na estação rupestre de Gião.

De seguida, o período de romanização também se fez sentir através das vias de comunicação, especialmente as pontes que cruzavam os muitos vales do grande concelho. Entrou-se no período medieval, em que surgem os mosteiros, sendo essencial para a sobrevivência da região, mantendo a estabilidade com apoio alimentício, material e espiritual para a população.

Finalmente veio o período da nacionalidade, com o processo da independência do reino de Portugal, em que no séc. XII as terras de Arcos de Valdevez foram local de vital importância quando se travou a guerra entre D. Afonso Henriques e Afonso VII, Rei de Castela e Leão. Decorria o ano de 1140 em que Valdevez começou a fazer história com o lema "Torneio de Valdevez " e mais tarde também com os espanhóis, na Guerra da Restauração, a vila foi reduzida a cinzas por ordem de um general espanhol.

Para terminar vem o topónimo da vila, tendo surgido precisamente com o "Vale" que o rio Vez percorre, e consequentemente o rio é atravessado por uma ponte de quatro arcos. Daí veio ao de cima, o nome de Arcos de Val-de-Vez, como no século X se denominava. Entretanto e mais tarde veio a ficar Arcos de Valdevez.

A sua existência anterior à romanização veio a ser referenciada no século X no testamento de Mumadona Dias, de Guimarães.

Este ponto está situado na localidade Arcos de Valdevez

,

gif