Igreja de São Paio

Igreja de São Paio, a Igreja Paroquial de Arcos de Valdevez, pouco tem a referenciar, somente que teve o seu início nos finais do século XVIII e acabou no decorrer do século XIX.

Situada no lado esquerdo do rio Vez, este templo religioso apresenta uma planta longitudinal de uma só nave com a torre sineira a erguer-se da fachada central. Num plano mais alto ao nível da estrada, a entrada é antecedida por uma escadaria em pedra.

A fachada é delimitada e finalizada por pilastras, dividindo-a em três panos. O pano central é rasgado pelo portal central, ladeado também por pilastras, servindo de base para o frontão curvo encimado por um janelão.

Nos panos laterais, a ladear o portal, estão duas janelas pequenas de moldura curva, encimadas e uniforme com o janelão central com duas janelas mais pequenas, sendo estas encimadas por dois óculos quadrilobados.

A finalizar tem um frontão curvo interrompido pela imagem de S. Paio onde se eleva a torre sineira de planta quadrada, com as sineiras nos quatro lados em arco de volta perfeita. Esta termina por um coruchéu.

Coordenadas GPS: N 41 50.574' W 008 24.993'  (41.84290, -8.41655)
Arcos de Valdevez, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes