Igreja do Espírito Santo
Igreja do Espírito Santo
Situada no centro histórico, na parte mais alta da vila, nos jardins centenários, apresenta-se a Igreja do Espírito Santo edificada em 1647.
Igreja do Espírito Santo

Situada no centro histórico, na parte mais alta da vila, nos jardins centenários, apresenta-se a Igreja do Espírito Santo. Teve o início da sua edificação em 1647, sendo a confraria com o mesmo nome a mandatária uma vez que se tinha estabelecido na vila desde 1549.

O período da sua construção prolongou-se durante trinta e quatro anos. Porém, após o término, sofreu obras complementares ainda no século XVII e na primeira metade do século XVIII, tendo sido construída a torre sineira e a capela-mor ampliada. No século XIX foi levantada a atual fachada.

Descrição

De planta longitudinal, é formada por uma nave e capela-mor.

A fachada delimitada por duplas pilastras forma três panos com o central em saliência. Neste pode-se observar o rasgo da porta em verga reta encimado pela janela também em verga reta. Termina com frontão triangular tendo centrado um óculo.

Adossada a esta, no lado esquerdo, a torre sineira quadrangular com quatro sineiras em aberturas em arco de volta perfeita..

Este templo vale pelo interior, com elementos em talha dourada barroca, pelos seus retábulos e caixotões da capela-mor, formando com os dois púlpitos do barroco joanino. O interior está transformado em biblioteca e casa das artes.

Rota do Barroco

Este monumento está inserido na Rota do Barroco, do Portal de Arcos de Valdevez, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Foi classificada como Imóvel de Interesse Público

Localização

Este ponto está situado na localidade Arcos de Valdevez, na freguesia Arcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada.

Coordenadas GPS: N 41 50.865' W 008 25.068'  (41.84775, -8.41780)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa do Terreiro

Casa do Terreiro - Visitar Portugal

(Distância: 46 m SE)
Situada na parte mais alta da vila, a Casa do Terreiro rodeia, com a Igreja Matriz e a do Espírito Santo, a beleza do Jardim dos Centenários, com uma vista para o rio Vez e para a encosta da Giela com o monte Gião.

Igreja Matriz de Arcos de Valdevez

Igreja Matriz de Arcos de Valdevez - Visitar Portugal

(Distância: 100 m S)
A Igreja tem o nome da freguesia, tendo como seu orago São Salvador. Teve o início da sua edificação na última década do séc. XVII, terminando dez anos depois.

Pelourinho de Arcos de Valdevez

Pelourinho de Arcos de Valdevez - Visitar Portugal

(Distância: 165 m S)
O Pelourinho, atribuído à povoação de Valdevez no séc. XII, está situado no Largo da República em frente ao Município.

Paços do Concelho de Arcos de Valdevez

Paços do Concelho de Arcos de Valdevez - Visitar Portugal

(Distância: 172 m S)
Mais um edifício singular de destaque desta vila, o edifício dos Paços do Concelho centralmente localizado na parte histórica.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 196 m S)
A mais pequena e a mais antiga da vila, é conhecida no meio como Capela da Praça. Está situada no centro histórico, tornando-se assim no verdadeiro ex-libris.

Igreja da Lapa

Igreja da Lapa - Visitar Portugal

(Distância: 232 m SW)
A Igreja da Lapa está situada no centro histórico da vila, no largo com o mesmo nome do templo e na convergência das ruas centrais.

Escultura ao Recontro de Valdevez

Escultura ao Recontro de Valdevez - Visitar Portugal

(Distância: 253 m S)
Esta escultura, de autoria de José Rodrigues, representa o encontro ocorrido no vale do rio Vez entre as tropas de D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela e Leão, na Primavera de 1141.

Fonte da Vila

Fonte da Vila - Visitar Portugal

(Distância: 261 m SW)
Esta bonita fonte situada no percurso entre a Igreja da Misericórdia e o Largo da Lapa, precisamente na Rua Plácido de Abreu, remonta aos séculos XVIII ou XIX.

Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez - Visitar Portugal

(Distância: 332 m S)
A igreja que hoje conhecemos é o resultado de várias intervenções no templo primitivo, que teve o seu início de edificação na última década do século XVI.

Ponte Centenária

Ponte Centenária - Visitar Portugal

(Distância: 401 m S)
Considerada Centenária, a ponte que atravessa o rio Vez, e não obstante pertencer a um período recente da história, é um aproveitamento de outra ponte do período românico.

gif