Igreja N Sra Conceição

A mais pequena e a mais antiga da vila, é conhecida no meio como Capela da Praça.

Está situada no centro histórico, tornando-se assim no verdadeiro ex-libris. Contudo passa despercebida pois está ligeiramente escondida para os olhares menos atentos.

Um verdadeiro e raro exemplar que remonta ao início do século XV, pertencendo ao gótico tardio, mas que é de uma construção que testemunha e que espelha o verdadeiro estilo românico.

 
Igreja N Sra Conceição

Com este templo, Arcos de Valdevez contribuiu para que o românico perdurasse nas zonas periféricas com o seu estilo preferencial de arquitetura e que entrasse nos séculos XIII e XIV.

Esta pequena capela apresenta um caráter até muito rude e, seguindo a linha do românico, é escassamente iluminada, não deixando dúvidas da pertença ao estilo em questão.

 
Igreja N Sra Conceição

Apresenta-se longitudinalmente, formada por uma nave e capela-mor e um arco triunfal quebrado antecedido por um degrau, na separação destes dois espaços.

Antes desta passagem, à direita, encontra-se o sarcófago onde está sepultado o edificante da capela, justamente para ser sepultado no seu interior.

A porta principal que dá acesso ao interior é em arco quebrado recorrendo ao gótico, sendo a iluminação feita por três frestas harmonicamente dispostas no alçado.

Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 50.766' W 008 25.118'  (41.84610, -8.41863)
Arcos de Valdevez, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes