Uma capela edificada no século XV em conjunto com um hospital, funcionou como sede da Confraria do Espírito Santo dos Mareantes de Sesimbra.

História

Capela do Espírito Santo dos Mareantes

A capela foi fundada no século XV pela corporação dos mareantes e pescadores de Sesimbra, sendo no início apenas capela e hospital. Foi sujeita a diversas alterações no século XVIII.

Destruído pelo terramoto de 1755, apenas restou a capela que ainda existe. Foi recuperada no século XX pela Câmara Municipal de Sesimbra e reaberta como Biblioteca Municipal.

Na década de 1970 houve lugar a escavações com as quais se descobriu as estruturas do hospital bem como desenhos nas paredes e artigos diversos. Foi assim decidida a exploração completa do local e a sua recuperação, o que foi efetuado até ao início do século XXI.

Em 2004 a capela foi finalmente inaugurada como núcleo museológico. Podemos ali admirar diversas obras com destaque especial para o quadro de Nossa Senhora da Misericórdia, do século XVI.

Descrição

Uma capela de planta longitudinal retangular, apresenta a fachada em estilo barroco encimada por frontão contracurvado e ladeada por pilastras nos cunhais sobrepostas por pináculos.

O portal em moldura de arco abatido é encimado por um óculo e ladeado por outras duas janelas também em arco abatido em frontão igualmente contracurvado. Este portal é ladeado por outro corpo, à direita, igualmente com uma porta para o mesmo espaço.

Esta porta lateral dá acesso à escada para o piso inferior onde esteve o hospital

Classificação

Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Localização

Esta capela está situada na zona história de Sesimbra, no espaço entre as ruas Cândido dos Reis, Rainha Dona Leonor e da República.

Coordenadas GPS: N 38 26.633' W 009 06.108'  (38.44388, -9.10180)

Referências

Temas / Tags

Sesimbra, publicado em por