Igreja de Santa Iria
Igreja de Santa Iria
Situada na Ribeira de Santarém, esta igreja está ligada a uma lenda de uma monja nabantina chamada Iria que foi vítima da sua beleza, devido à qual teve dois pretendentes.
Igreja de Santa Iria
Fachada frontal

Nunca tendo sido correspondidos, um dos pretendentes com ciúmes ofereceu-lhe uma tisana embruxada, fazendo que com a monja indicasse sinais de gravidez. Perante tal facto Iria foi expulsa do convento, recolhendo para junto do rio para orar. Aqui foi barbaramente assassinada pelo criado de um deles.

Lançado ao rio, o corpo da mártir foi levado pelas águas até ao Tejo onde foi sepultado em sepulcro celestial nas areias do rio, permanecendo incorruptível através do tempo.

Esta mártir Santa Iria deu o nome à igreja que tem como origens a época medieval. No entanto a igreja sofreu bastantes alterações nas campanhas de obras nos séculos XVI, XVII e XVIII, acabando por tornar o templo num edifício barroco, não deixando porém testemunhos da época gótica.

Descrição

Igreja de Santa Iria
Torre Sineira

De planta retangular, é formada por nave e capela-mor com vários anexos na parte norte do templo, sendo um deles a torre sineira.

A fachada, de carisma barroco, apresenta ao centro um rasgo do pórtico em verga reta sobrepujado de um frontão triangular interrompido por um nicho com a imagem da Santa Iria, rematado também por um frontão triangular, do qual ao centro se ergue uma cruz, ladeado por pináculos. Este nicho está ladeado também por dois pináculos.

Por cima do pórtico estão situadas três janelas semelhantes de moldura reta.

Classificação

Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Ribeira de Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.

Coordenadas GPS: N 39 14.195' W 008 40.461'  (39.23658, -8.67435)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Rua Histórica

Rua Histórica - Visitar Portugal

(Distância: 123 m N)
Uma das ruas da povoação histórica da Ribeira de Santarém, atravessando a linha dos Caminhos de Ferro.

Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz - Visitar Portugal

(Distância: 195 m W)
A Igreja de Santa Cruz da Ribeira é considerada o único elemento melhor conservado da cidade de Santarém, da arquitetura Gótica.

Ponte D. Luís I

Ponte D. Luís I - Visitar Portugal

(Distância: 226 m S)
A Ponte D. Luís I atravessa o rio Tejo ligando Santarém a Almeirim e conseguindo-se assim, com a sua construção, a primeira ligação rodoviária entre o norte e o sul do país.

Igreja de Santa Maria da Alcáçova

Igreja de Santa Maria da Alcáçova - Visitar Portugal

(Distância: 314 m SW)
Com função de Igreja / Colegiada, foi construída na segunda metade do século XII após a conquista de Santarém aos Mouros, tornando ao longo dos séculos a primeira freguesia cristã.

Jardim e Miradouro das Portas do Sol

Jardim e Miradouro das Portas do Sol - Visitar Portugal

(Distância: 340 m SW)
O local turístico mais importante da cidade de Santarém, a sala de visitas e também o seu ex-libris, o Jardim das Portas do Sol está situado no local onde se situava a Alcáçova ou castelo árabe.

Templo Romano de Scallabis

Templo Romano de Scallabis - Visitar Portugal

(Distância: 356 m SW)
Situa-se num planalto, na zona urbana dentro do perímetro da Muralha Medieval da cidade de Santarém, ao lado do Jardim das Portas do Sol, na antiga zona de Alcáçova.

Chafariz de Palhais

Chafariz de Palhais - Visitar Portugal

(Distância: 364 m N)
Situado à entrada norte da Ribeira de Santarém, este monumental chafariz da segunda metade do século XVIII servia os viajantes que aqui passavam com destino ao norte.

Ponte de Alcource

Ponte de Alcource - Visitar Portugal

(Distância: 371 m N)
A ponte de Alcource, que atravessa o rio com o mesmo nome, faz parte da Via Real que ligava Santarém a Coimbra e que passava por Golegã, Tomar e Pombal.

Caminho das Portas do Sol

Caminho das Portas do Sol - Visitar Portugal

(Distância: 405 m W)
Esta é a rua que nos dá acesso a um dos mais maravilhosos pontos da cidade de Santarém, uma zona de jardim denominada de Jardim das Portas de Sol.

Teatro Rosa Damasceno

Teatro Rosa Damasceno - Visitar Portugal

(Distância: 439 m W)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.

gif