Um dos três elementos existentes na parte histórica do Sardoal, a Igreja da Misericórdia ergue-se no local de uma antiga ermida e remonta ao ano de 1370. Viria em 1511 a ser alvo de obras na ampliação e remodelação.

Construção da Igreja

Igreja da Misericórdia
Fachada frontal
Igreja da Misericórdia
Lateral sul

Em 1552 dava-se por concluído o templo com a finalização do arco triunfal, do portal principal e da respetiva escadaria. Dois anos depois, a bula papal da confirmação da Irmandade seria promulgada pelo Papa Inocêncio IV.

Estrutura e lateral sul

Igreja da Misericórdia - Imagem da Padroeira
Imagem da
Padroeira
Igreja da Misericórdia - Porta lateral sul
Porta lateral sul
Igreja da Misericórdia
Fresta na
fachada sul

De planta retangular formada por dois corpos, a nave e capela-mor mais estreita, a fachada principal é limitada ao portal principal e encimada por dois óculos. Na parte lateral tem como abertura um portal manuelino rendilhado no intradorso com acesso à nave e um painel de azulejos com a imagem da padroeira da Irmandade, D. Leonor. Finalmente, uma fresta retangular em altura para iluminação da capela-mor.

Porta frontal

Igreja da Misericórdia - Porta frontal
Porta frontal
Igreja da Misericórdia - Porta frontal
Coluna
Igreja da Misericórdia - Porta frontal
Entablamento

O portal principal, de estrutura retabular, é em arco de volta perfeita ladeado por pilastras decoradas com relevos de motivos grotescos e capitéis compósitos. Sobreposto a este, um entablamento em que foi colocada uma edícula com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, sendo esta encimada por um medalhão da Irmandade ladeado por dois óculos. O acesso ao interior é feito por uma escadaria.

Classificação

A Igreja da Misericórdia, com todo o seu recheio, está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

A Igreja da Misericórdia situa-se a 50 metros a SE da Igreja Matriz, nas ruas estreitas da parte antiga da vila.

Coordenadas GPS: N 39 31.978' W 008 09.630'  (39.53297, -8.16050)

Temas / Tags

Sardoal, publicado em por