Igreja de Santo Estêvão
Igreja e Torre Sineira
Igreja de Santo Estêvão
Fachada
frontal
Igreja de Santo Estêvão
Fachada lateral

Santo Estêvão, Santo Milagre, Santíssimo Milagre, Santo Estêvão do Santíssimo Milagre, são estas as denominações pela qual a igreja é conhecida, uma das mais importantes e abastadas da vila. Designada como Santo Estêvão em 1241, viria a estar ligada a uma lenda da qual resulta a outra denominação. Lenda esta que resulta do roubo de uma hóstia consagrada por uma mulher, pretendendo utilizá-la para a prática de bruxaria. No percurso, a hóstia sangrou e, quando ficou escondida em casa, esta ficou toda iluminada revelando a sua presença e consequentemente o arrependimento da pecadora.

A atual construção é o resultado de uma campanha de obras feitas no século XVI, devendo-se também aos grandes estragos feitos pelo terramoto em 1531, restando do primitivo templo gótico mendicante apenas dois arcos quebrados do transepto.

Igreja Sto Estêvão - pinturasIgreja Sto Estêvão - interior - altar-morIgreja Sto Estêvão - pinturas
Nave, altar-mor, arcos e painéis laterais
 
Igreja Sto Estêvão - altar lateralIgreja Sto Estêvão - altar lateralIgreja Sto Estêvão - altar lateralIgreja Sto Estêvão - batistério
Capelas laterais e batistério

De planta longitudinal, é formada por três naves cobertas por teto de masseira e capela-mor quadrangular. A fachada, sóbria, tem adossada a torre sineira com corochéu manuelino. O pórtico é em verga reta encimado por um frontão triangular ladeado por dois pilares. Por cima deste, uma janela retangular igualmente encimada por um pequeno frontão triangular interrompido, sendo ladeada por dois plintos com vasos de cantaria. À direita do pórtico apresenta-se uma janela falsa, tipo nicho, encimada por um frontão interrompido por uma cruz..

A Igreja do Santo Estêvão do Santíssimo Milagre está classificada desde o ano de 1917, como Monumento Nacional.

(Fotos de formato 4x3 de Pedro Castro e de 16x9 de Fernando Dias)

Coordenadas GPS: N 39 14.002' W 008 40.925'  (39.23337, -8.68208)
Santarém, publicado em por

Comentários  

0 # Visita ao Milagre EucaristicoAna Maria Felipe Alv 26-02-2019 03:46
Estou organizando uma peregrinação à Fátima, e desejariamos fazer uma visita a Igreja de Santo Estevão, para adorar o milagre eucarístico. Como fazer???Período em Outubro, 28 ou 29/10. E qual o horário da missa?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Horários de aberturaFernando Dias 26-02-2019 14:39
Bom dia

Para obter as informações de que necessita tem na página a seguir indicada o contacto necessário e os horários em que a igreja está aberta:

https://www.cm-santarem.pt/descobrir-santarem/o-que-visitar/item/1194-igreja-de-santo-estevao-do-santo-milagre

Desejo-lhe boa viagem!

Fernando Dias
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes