Igreja de Santa Clara
Igreja de Santa Clara
Deste conjunto conventual só a igreja se manteve até agora, sendo considerado como o maior templo gótico do núcleo escalabitano.
Igreja de Santa Clara
Fachada Oeste
Igreja de Santa Clara
Lateral Norte
Igreja de Santa Clara
Lateral Sul
 
Igreja de Santa Clara
Porta principal

Também é conhecida como Igreja do Convento de Santa Clara. A fundação do convento remonta ao reinado de D. Afonso III, mais concretamente ao ano de 1259, quando as clarissas de Lamego se transferiram para Santarém, uma vez que esta cidade se tornava a segunda maior do reino.

A igreja teve em 1265 o início da sua construção, pequena e modesta. Quando se fala em obras, a lentidão foi tal que se arrastou pelo resto do século XIII até à primeira metade do século XIV, arrastando-se igualmente até ao reinado de D. Dinis e da Raínha Santa Isabel, os quais foram grandes beneméritos na construção do templo.

Estilisticamente, a igreja corresponde ao período mendicante de Santarém, apresentando semelhanças muito fortes com a Igreja do Convento de São Francisco da mesma cidade. As cabeceiras são as únicas que se compõem de cinco capelas, como o aspeto geral denuncia uma proximidade evidente.

Nos séculos posteriores a igreja veio a sofrer campanhas de obras, começando no século XVI com a execução do retábulo. Dois graves incêndios na segunda metade do século XVII levaram à transformação do convento, tal como a igreja foi alterada significativamente.

Com a morte da última freira em 1902 o convento entrou em declínio chegando à ruína, os bens foram vendidos e o recheio foi desbaratado por particulares, assim se mantendo até 1934, quando se começou com a recuperação da igreja dando o máximo possível a restauração da sua pureza original.

Classificação

Entrou para a lista dos Monumentos Nacionais no ano de 1917.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.

Coordenadas GPS: N 39 14.380' W 008 40.945'  (39.23967, -8.68242)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Convento de São Francisco

Convento de São Francisco - Visitar Portugal

(Distância: 198 m W)
Do Convento de São Francisco subsiste somente a igreja e o claustro, estando situado na Rua 31 de Janeiro, zona privilegiada da cidade desde do século XIII.

Fonte das Figueiras

Fonte das Figueiras - Visitar Portugal

(Distância: 203 m S)
Situa-se na Calçada das Figueiras, ponto estratégico para a cidade medieval, uma vez que se encontrava no perímetro muralhado, mantendo ligações privilegiadas com as zonas ribeirinhas.

Coreto de Santarém

Coreto de Santarém - Visitar Portugal

(Distância: 325 m SW)
Está situado num ponto estratégico, no Jardim da República, em que este se cruza por entre os monumentos que a cidade tem para oferecer.

Janela Manuelina

Janela Manuelina - Visitar Portugal

(Distância: 361 m SW)
O edifício desta janela remonta-nos ao tempo em que esta praça era habitada por nobres e funcionários régios, mantendo uma proximidade com a corte.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Igreja de Nossa Senhora da Piedade - Visitar Portugal

(Distância: 361 m SW)
Situada em frente da Sé de Santarém, a edificação iniciou em 1664 e teve uma duração de aproximadamente trinta anos.

Palácio Landal

Palácio Landal - Visitar Portugal

(Distância: 370 m SW)
No centro histórico, junto do Largo Padre Francisco Nunes da Silva, o Palácio Landal é mais um exemplar da arquitetura palacial urbana, correspondente ao século XVII.

Porta de Atamarma

Porta de Atamarma - Visitar Portugal

(Distância: 377 m S)
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.

Pelourinho de Santarém

Pelourinho de Santarém - Visitar Portugal

(Distância: 377 m S)
Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.

Igreja do Seminário de Santarém (Sé)

Igreja do Seminário de Santarém (Sé) - Visitar Portugal

(Distância: 398 m SW)
Edificada no séc XVII, a Igreja do Seminário de Santarém, nome pelo qual ainda hoje é conhecida, foi construída sobre o abandonado e ruinoso Paço Real da Alcáçova Nova.

Palácio Eugénio Silva

Palácio Eugénio Silva - Visitar Portugal

(Distância: 401 m W)
No Largo do Município ergue-se o Palácio Eugénio Silva, um edifício do séc. XVII de linhas clássicas traduzido num maravilhoso exemplar da arquitetura civil urbana.

gif