Capela de Nossa Senhora do Monte
Fachada frontal
Capela de Nossa Senhora do Monte
Lateral direita
Capela de Nossa Senhora do Monte
Nicho

Também conhecida como Ermida de Nossa Senhora do Monte, está situada numa pequena elevação a norte da parte velha de Santarém. Foi edificada durante o século XII deixando em 1191 de pertencer à Colegiada de Santa Maria de Alcáçova passando para o Hospital e Gafaria que foi instituído por D. Afonso II.

Entretanto, nos finais do século XIII e início do XIV, numa contenda judicial com os Cónegos de Santa Maria de Alcáçova, os ocupantes da gafaria foram forçados a saírem da zona (próxima do Paço Real) para reinstalarem o hospital e uma ermida fora da vila, mais propriamente no Cerco de São Lázaro. Assim se mantiveram na propriedade destes até ao século XVII, tendo o Hospital de São Lázaro e todo o seu património começado a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia.

Com uma planta retangular, de uma só nave e capela-mor, a fachada é rasgada por uma porta em verga reta e antecedida por uma alpendre a poente e a sul. Apresenta um óculo no tímpano com uma abertura em cruz. A nascente existe um nicho mudéjar com uma imagem quinhentista da Virgem.

Está classificado como Monumento Nacional, desde 1917.

Coordenadas GPS: N 39 14.376' W 008 41.400'  (39.23960, -8.69000)
Santarém, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes