O Castelo de Alcanede é mais um do grupo de defesa na linha de Santarém e Lisboa, na defesa e aumento do território. Provavelmente terá sido fundado no ano 150 a.C.

Início do Castelo

Castelo de Alcanede
Castelo
Castelo de Alcanede
Castelo de Alcanede
Muralhas do Castelo

O Castelo de Alcanede é um dos muitos que pertencem ao grupo de defesa na linha de Santarém e Lisboa, na defesa e aumento do território.

Situado numa região com vestígios antigos da presença humana, provavelmente terá sido fundado no tempo da ocupação romana no território, correspondente ao ano 150 a.C.

Reconquista Cristã

Castelo de Alcanede
Castelo de Alcanede
Torre de Menagem

Somente é reconhecida a sua fundação no ano de 1162, na sequência da doação do lugar de Alcanede por D. Afonso Henriques a Gonçalo Mendes de Sousa, a quem coube as tarefas de reedificar e atualizar o recinto amuralhado, de povoar e organizar a vila.

A partir do reinado de D. Dinis prosperaram devido a que este monarca, resolvendo a questão de há muito preferida pela coroa, de entregar o castelo e a vila para a posse da Ordem de Avis. Ordem esta que realizou as obras mais importantes feitas no castelo, tais como a Torre de Menagem, o coroamento merlanado, entre outros.

Castelo de Alcanede
Castelo de Alcanede
Muralhas do Castelo

Também no reinado de D. Fernando, os homens de Alcanede ficaram isentos de trabalharem nas obras do castelo de Santarém, para contribuírem na restauração das muralhas do castelo da vila.

Reforma Manuelina

Entretanto, no reinado de D. Manuel, a vila de Alcanede recebeu o foral e por conseguinte também o custeamento das obras do castelo e da igreja matriz ainda que a extensão da reforma efectuada nessa altura na fortaleza seja hoje desconhecida.

Castelo - entrada principal
Porta do Castelo

Dado à sua situação central e estratégica, foi testemunha e palco de vários acontecimentos, inclusivamente o terramoto de 1531, e com a perda da sua importância estratégica acaba por cair na desgraça começando assim a degradar-se.

Castelo - armas de Avis e da vila
Brasão

O brasão existente em cima da porta de entrada tem as Armas da Ordem de Avis e a outra parte mostra as Armas da vila de Alcaneda.

Uma rara curiosidade de que o castelo na Idade Média serviu de prisão, segundo consta na carta de perdão de D. Afonso V, de 1446.

 
Vista panoramica da Vila, do CasteloVista panoramica da Vila, do Castelo
Vista Geral do Castelo para a Vila de Alcanede

Classificação

Este Monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano de 1943.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 25.034' W 008 49.294'  (39.41723, -8.82157)
Alcanede, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes