Igreja Matriz de S. Paulo
Igreja Matriz de S. Paulo
A Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, edificada em 1296, é dedicada a S. Paulo. A igreja foi quase destruída nos terramotos de 1705 e 1909.

A Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, Igreja Paroquial de Salvaterra de Magos ou Igreja de São Paulo, edificada em 1296, é dedicada a este santo. Está interiormente decorada com telas do século XVI e do século XVIII.

Portal da Igreja

Igreja Matriz de S. Paulo
Igreja Matriz de S. Paulo

A frontaria da Igreja de S. Paulo é composta por três panos, tendo no central o portal em verga reta com um tímpano triangular ladeado por pilastras.

O portal é antecedido por três degraus. Acima do portal há duas janelas retangulares, também com tímpano triangular. Nos panos laterais, idênticos, vemos duas janelas em cada, idênticas à do pano central, mas mais pequenas. Os três panos são separados por pilastras e ladeados também por pilastras nos cunhais.

Uma arquitrave sobrepõe-se aos três panos, encimada por um óculo no tímpano do pano central e uma cruz sobre o conjunto. Os laterais são sobrepostos por estruturas piramidais de grandes dimensões e pináculos nos cantos.

O óculo e as janelas maiores retangulares iluminam o coro alto e a igreja.

Torre Sineira

Torre da Igreja Matriz
Torre da Igreja

Torre da Igreja Matriz
Torre da Igreja

Ao contrário do habitual, a torre sineira encontra-se nas traseiras da igreja. É uma torre quadrada sobreposta por pináculos e uma estrutura piramidal no centro.

A igreja foi quase destruída nos terramotos de 1755 e 1909, ficando a torre sineira danificada e não havendo possibilidade de se tocar o sino. Assim, essa função passou a ser executada por um soldado usando o sino no edifício da Câmara Municipal.

Capela-mor e altar-mor

Igreja Matriz - Altar-mor
Altar-mor
Igreja Matriz - Capela-mor
Capela-mor

Destaca-se a capela-mor com o altar-mor em talha dourada e uma tela do século XVI. A capela-mor é ladeada por quatro altares, dois de cada lado.

Igreja Matriz - Nave
Nave da igreja
Igreja Matriz - Os altares
Altar lateral esquerdo
Igreja Matriz - Os altares
Capela lateral direita

Decoração Interior

Igreja Matriz - Lateral esquerda e púlpito
Lateral esquerda e púlpito
Igreja Matriz - Lateral direita
Lateral direita
Igreja Matriz - teto
Teto da nave

O interior é coberto até um terço da altura por azulejos. No lado esquerdo da igreja vemos ainda o púlpito.

A falsa abóboda do teto, em madeira, está decorada com uma pintura representando S. Paulo a ser elevado aos céus guardado por anjos.

Na sacristia, também decorada com azulejos, nota-se num dos painéis uma cartela com a data de 1725. Outros painéis de azulejos, encomendados por volta do século XVII, mostram cenas de caça, de guerra e mitológicas, além das cenas religiosas.

Coro e Órgão

Igreja Matriz - coro
Nave - Coro
Igreja Matriz - coro e órgão
Coro e Órgão de Tubos

O órgão de tubos da igreja, no coro alto, foi construído em 1825 por António Xavier Machado e Cerveira e restaurado pela Oficina e Escola de Organaria em 2000.

Localização

Este ponto está situado na localidade Salvaterra de Magos, na freguesia Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra.

Coordenadas GPS: N 39 01.725' W 008 47.513'  (39.02875, -8.79188)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Paço Real de Salvaterra de Magos

Capela do Paço Real de Salvaterra de Magos - Visitar Portugal

(Distância: 118 m SE)
Este templo foi mandado edificar pelo infante D. Luís no século XVI. De estilo renascentista, destaca-se as colunas e meias colunas com capitéis dóricos, onde assenta a cúpula.

Celeiro da Vala Real

Celeiro da Vala Real - Visitar Portugal

(Distância: 317 m NW)
Com origem num celeiro agrícola do séc. XVII, é atualmente um Espaço Cultural para o qual foi adaptado no início deste século, pela Câmara Municipal.

Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos

Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos - Visitar Portugal

(Distância: 321 m NW)
Também denominada de Capela da Vala, foi fundada no séc. XVII. Templo de uma só nave, o altar-mor é decorado em talha dourada.

Fonte do Arneiro

Fonte do Arneiro - Visitar Portugal

(Distância: 402 m W)
Esta fonte foi construída em 1711, segundo inscrição na mesma. Era aqui que toda a gente da região se vinha abastecer de água antes de haver água canalizada.

Ponte do Cais da Vala

Ponte do Cais da Vala - Visitar Portugal

(Distância: 402 m N)
Esta ponte, situada no extremo norte da vila de Salvaterra de Magos, atravessa a linha de água que une a vila e o Paul de Magos ao Rio Tejo.

Falcoaria do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos

Falcoaria do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos - Visitar Portugal

(Distância: 557 m W)
Não sendo certa a data de construção da Falcoaria, possivelmente terá sido no século XVIII, contemporâneo do palácio.

Zona Desportiva de Salvaterra de Magos

Zona Desportiva de Salvaterra de Magos - Visitar Portugal

(Distância: 786 m SE)
Esta Zona Desportiva de Salvaterra de Magos constitui um espaço absolutamente necessário a todos por proporcionar a realização de diversos desportos.

Convento de Jericó

Convento de Jericó - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
Destruído pelo terramoto de 1858, são ainda visíveis as ruínas do antigo convento quinhentista. Este Convento de Frades Arrábidos foi criado pelo Infante D. Luís em 1542.

O Rio e os Barcos

O Rio e os Barcos - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Este pequeno porto à beira do rio representa mais um ponto de visita turístico, ajudado pela existência de uma pequena mesa e bancos.

As cheias do Tejo na Palhota

As cheias do Tejo na Palhota - Visitar Portugal

(Distância: 4 km N)
Nesta aldeia da Palhota está, numa das casas, assinalado o nível atingido pelo rio nas cheias ocorridas no dia 11 de fevereiro de 1979. Pelo nível que se vê marcado nesta casa pode-se talvez imaginar como estaria toda a região ribeirinha.

gif