Igreja Matriz de São Luís

Este templo religioso está situado a poucos metros do pelourinho, separada deste pela estrada principal. Edifício do século XVI, sofreu posteriormente campanhas sucessivas de obras acabando por acompanhar as influências de estilos como renascentistas, maneiristas e barrocos.

De plano longitudinal, possui uma planta retangular de três naves e capela-mor, sendo a cobertura em telhado de duas águas rematado por dois pináculos. À direita, adossada a esta, apresenta-se a torre sineira. Com uma fachada triangular, os dois rasgos existentes são formados pelo portal em arco de volta perfeita, com acesso por uma escadaria, encimado por uma janela de iluminação do interior do templo, também em arco de volta perfeita.

Igreja Matriz - interior - altar-mor
Igreja Matriz - interior - coro
Igreja Matriz - alar-mor
Igreja Matriz - azulejos

No interior tem as três naves separadas por arcos de volta perfeita assentes em colunas toscanas. O teto é forrado por madeira, sendo a principal de três águas e as restantes de uma só. O acesso à capela-mor faz-se através de um arco de volta perfeita num nível mais alto da nave. O teto deste é em abóbada de caixotões e as paredes são revestidas de azulejos azuis e brancos do século XVIII.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 39 42.994' W 008 19.914'  (39.71657, -8.33190)
Pias, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes