No centro histórico da vila, a antiga cadeia é um elemento comum a muitas localidades concelhias de Portugal, em que no caso de algumas funcionam no rés-do-chão dos Paços do Concelho ou até mesmo noutros edifícios municipais.

As cadeias nas localidades

Antiga Cadeia
Antiga Cadeia

Por vezes as raras excepções obrigavam à construção de edifícios do género expressamente para essa função, e Constância entrou neste lote.

Origem da cadeia de Constância

Elemento arquitetónico e cultural da vila, a cadeia é dos poucos edifícios construídos do género em Portugal que se manteve até à atualidade. Construído na primeira metade do século XVIII, talvez até mesmo de uma época anterior, está situada no início da Rua Luís de Camões, sítio no qual o dito edifício se manteve em funções até à implantação da República.

Antiga Cadeia
Antiga Cadeia

Reabilitação e reconversão

Precisamente nesta altura o edifício já mostrava um estado de decadência, não oferecendo condições tanto na segurança como na higiene, e a Câmara Municipal, responsável pela cadeia, resolveu vendê-la em hasta pública. A instituição viria a readquirir o mesmo, procedendo à sua recuperação e abrindo as portas para um espaço cultural, preservando um edifício que faz parte do património da vila.

Localização

A Antiga Cadeia situa-se na Rua Luís de Camões, na junção com a Praça Alexandre Herculano, próximo do limite sul da vila e da confluência dos rios Zêzere e Tejo.

Coordenadas GPS: N 39 28.492' W 008 20.329'  (39.47487, -8.33882)

Temas / Tags

Constância, publicado em por