A capela conhecida como Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1733, tem como padroeiro São Vicente de Ferrer devido ao fundador com o mesmo nome, Vicente Ferreira Alfena.

Origem

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Capela de Nossa Senhora da Conceição

A pouco mais de dois quilómetros de Alfena na direção de Ermesinde, a capela conhecida como Nossa Senhora da Conceição tem como padroeiro São Vicente de Ferrer. Um santo muito pouco popular, quase desconhecido, invocado simplesmente pela Irmandade Dominicana, sendo este o padroeiro das Almas.

A dedicação a São Vicente de Ferrer deve-se a que o fundador desta capela com o mesmo nome, Vicente Ferreira Alfena, e da sua mulher Luzia Antónia do Sacramento, a mandaram edificar em 1733. Foi licenciada a oito de novembro do mesmo ano, reunindo todas as funções para a qual foi construída.

A distância a que este lugar se encontrava da Igreja Matriz, em que as cheias provocavam o impedimento dos habitantes locais ao acesso do mencionado templo, foi a razão pela qual o pequeno templo foi edificado.

Descrição

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Desenvolvida no sentido sul/norte, com a fachada principal virada para norte, está delimitada por cunhais de pilastras e rematada por pináculos piramidais.

O único rasgo é do portal em verga reta encimado de um frontão triangular interrompido por uma esfera em pedra. Antecede-lhe uma cobertura que assenta em duas colunas.

Localização

A capela está situada numa esquina da Rua de Nossa Senhora da Conceição, a sul das povoações de Aldeia Nova e Cabeda, a pouco mais de 2 quilómetros a sul de Alfena.

Coordenadas GPS: N 41 13.275' W 008 31.641'  (41.22125, -8.52735)

Temas / Tags

Alfena, publicado em por