Memorial da Ermida
Memorial da Ermida

O Memorial da Ermida estava situado junto da estrada medieval que ligava Porto a Paço de Sousa, e devido às novas vias teve que ser transladado para o atual lugar. Monumento raro em Portugal, fazendo parte de um lote de cinco Memoriais. Acredita-se que pela sua tipologia esteja ligado a monumentos fúnebres como a colocação de túmulos, a evocação da memória de alguém ou a passagem de cortejos fúnebres. Por esta razão ligam os Memoriais de Alpendurada e Matos, Sobrado em Castelo de Paiva, o de Santo António em Arouca e finalmente este a D. Mafalda aquando da sua passagem do corpo vindo do Porto para o Mosteiro de Arouca, onde foi a sepultar.

A associação deste monumento fúnebre a D.Mafalda, falecida em 1256, faz deste sendo do século XIII, pertencente por isso ao românico, incluindo-o na Rota do Românico.

De uma linha simples rectangular, é composto por um arco abatido, está assente sobre embasamento de quatro fiadas escalonadas, sendo a superior decorada por um friso de linhas sobrepostas horizontais. Na base do arco, dois blocos embebidos na caixa murária e ornamentados com dois pares de capitéis.

Memorial da Ermida - envolvente
Memorial da Ermida - envolvente
Envolvente
 
Memorial da Ermida - friso
Memorial da Ermida - friso
Friso
 
Memorial da Ermida
Memorial da Ermida
Memorial da Ermida
Pormenor

Este Monumento está, desde 1910, classificado como Monumento Nacional.

O Memorial da Ermida faz parte da Rota do Românico, sendo o número 19 no Percurso do Vale do Sousa.

(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro e fotos em formato 16x9 de Fernando Dias)
Coordenadas GPS: N 41 10.171' W 008 19.808'  (41.16952, -8.33013)
Irivo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes