A Torre dos Alcoforados situa-se no final da Rua da Torre Alta no lugar da Torre, freguesia de Lordelo. É uma torre com 8,60 metros de altura, construída pelo menos na segunda metade do século XIII, sobre um afloramento granítico.

Localização e função

Torre dos Alcoforados - fachada oeste
Fachada oeste da torre
Torre dos Alcoforados - topo oeste
Topo oeste
Torre dos Alcoforados - entrada oeste
Entrada oeste
Torre dos Alcoforados - sul
Fachada sul

As janelas do tipo gótico com mainel com arestas chanfradas no exterior e sistema de tranca no interior podem indicar ser do início do século XIV, o chamado românico tardio ou de resistência. Está situada no meio de um terreno agrícola junto do rio Ferreira e da ribeira de Feteira.

A torre teria a sua função de vigilância, ou de menagem, além de ser habitação e um sinal da nobreza dos seus donos, sendo considerada na chamada domus fortis ou residência senhorial fortificada.

Descrição

Torre dos Alcoforados - lintel
Porta oeste - lintel

No lado oeste existe uma porta da torre ao nível do chão, com arco de volta perfeita e um lintel em arco de quatro aduelas. Na parede norte, onde existe uma porta ao nível do primeiro piso, o andar nobre, haveria um alpendre e um balcão provavelmente com matacães. Esta seria a principal porta de entrada na torre para o andar nobre e daí para os campos agrícolas em redor.

Torre dos Alcoforados - janelas
Janelas geminadas

As janelas geminadas são internamente cobertas por um arco ligeiramente abatido e incluem conversadeiras de alvenaria no espaço aberto na parede de 1,10 metros de espessura.

Os pisos superiores teriam o pavimento de madeira, tal como as escadas de acesso, comprovado pelo encaixes que existem no lado interno das paredes.

O topo da torre terá sido ameado, no entanto faltam alguns silhares.

História

Também denominada por Torre de Lordelo, Torre Alta ou Torre dos Mouros, esta torre senhorial tem a origem do seu nome na família que a tradição diz ser a sua fundadora. No entanto, em relação à história da torre, são mais incertezas e incongruências, havendo a possibilidade de a torre ser dos Urrô, depois dos Brandões e finalmente dos Alcoforados, de quem manteve o nome. Esta sucessão de senhores fez com que cedo a torre ficasse desabitada.

Classificação

Esta torre esta classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1993.

Rota do Românico

Em 2014 / 2015 foram realizados trabalhos de conservação e melhoramentos a ver com a sua integração na Rota do Românico, que tinha sido efetivada em 2010. Faz assim parte da Rota do Românico, sendo o número 13 do Percurso do Vale do Sousa.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 14.939' W 008 24.505'  (41.24898, -8.40842)

Temas / Tags

Lordelo, publicado em por