Fotos e Descrição




A Citânia de Sanfins é considerada um dos maiores povoados fortificados alguma vez escavados entre nós. A sua edificação terá ocorrido entre o século V a.C. e a segunda metade do século II a.C., numa altura em que se observaram profundas transformações no seio das comunidades na zona litoral entre o Douro e Minho.




Estendendo-se por uma área de cerca 15 hectares, neste povoado os vestígios de construções de planta circular e quadrangular excedem a centena e meia, protegidas por diversas linhas de muralhas.




Estima-se que nessa época tenham vivido aqui neste povoado cerca de três mil pessoas. Estas viviam essencialmente de trabalhar o ferro, com grande vocação guerreira, ficando outras actividades económicas, como a agricultura, a cargo de outros castros dos arredores, dela dependentes.



Devo referir que é uma pena, sendo este povoado um dos maiores e com uma extensão tão grande, estar ao abandono sem proteção alguma. Não faz juz à propaganda feita a este povoado, mas mesmo assim vale a pena lá ir.


Classificação
A Citânia de Sanfins está classificada como Monumento Nacional desde 1946.
Localização
A Citênea está situada no cimo de um monte a cerca de 800 metros a oeste de Sanfins.