Ponte Sobre o Rio Tâmega
Ponte Sobre o Rio Tâmega
Crê-se que, primitivamente neste local, existiu uma ponte romana, dado ser este traçado da estrada romana que ligava Braga a Guimarães.
Ponte de São Gonçalo
Ponte de São Gonçalo

Para além da importância da ponte, conjuntamente com a igreja, por estarem considerados como os ex-libris da cidade, o facto é que a ponte acaba por ter uma grande importância tanto histórica como artística. Amarante é o centro da Rota do Românico, sendo a ponte a elaborar a diferença entre o românico mais elaborado e o menos. De um lado, a margem esquerda denota exemplares com linhas e decoração mais simples que a margem do lado direito, que é totalmente o oposto, mostrando todas as linhas mais elaboradas.

Crê-se que, primitivamente neste local, existiu uma ponte romana, dado ser este traçado da estrada romana que ligava Braga a Guimarães. Contudo, e já no século XIII, mais concretamente em 1250, e segundo as tradições locais, o Beato Gonçalo de Amarante terá construído ou reconstruído a ponte com dinheiros de esmolas obtidos por ele.

Em 1763 a ponte desmoronou-se completamente devido à subida excepcional das águas, sendo só em 1783 ocorreu o início da sua reconstrução e assim até agora se manteve, inclusivamente manteve-se de pé na Guerra Peninsular, aquando das Invasões Francesas.

Sob o signo do século XVIII, foram introduzidos os estilos barroco e neoclássico. A ponte é formada por três arcos desiguais, em que o central é o maior, onde assenta um tabuleiro de perfil horizontal. O parapeito que resguarda o tabuleiro da ponte assenta numa cornija tubular e lavrada, de onde partem os pilares reforçados pelos contrafortes a montante e a jusante.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Este ponto está situado na localidade Amarante, na freguesia Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.

Coordenadas GPS: N 41 16.141' W 008 04.701'  (41.26902, -8.07835)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja e Convento de São Gonçalo

Igreja e Convento de São Gonçalo - Visitar Portugal

(Distância: 20 m W)
Este Conjunto Monástico é o ex-libris da cidade de Amarante, e esta tudo deve ao santo São Gonçalo que, depois de peregrinar por Roma e Jerusalém decidiu fixar-se neste local, tendo-lhe inclusivamente sido atribuída a construção da ponte sobre o rio Tâmega.

Fonte do Convento de São Gonçalo

Fonte do Convento de São Gonçalo - Visitar Portugal

(Distância: 32 m N)
Esta fonte em estilo renascentista, em cantaria pontuada, apresenta-se com um espaldar reto por pilastras toscanas, entablamento com inscrição epigrafada com pedra de armas da Ordem Dominicana.

Estátua de Teixeira de Pascoaes

Estátua de Teixeira de Pascoaes - Visitar Portugal

(Distância: 59 m N)
A estátua de Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, datada de 1979, situa-se em frente ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso. É aqui que continua a contemplar as suas duas principais musas inspiradoras: A Serra do Marão e o Rio Tâmega.

Igreja de São Domingos

Igreja de São Domingos - Visitar Portugal

(Distância: 61 m W)
Está situada ao lado da Igreja de São Gonçalo, dedicada ao Nosso Senhor dos Aflitos, com a designação mais comum de Igreja de São Domingos.

Câmara Municipal de Amarante

Câmara Municipal de Amarante - Visitar Portugal

(Distância: 91 m N)
Câmara Municipal de Amarante - Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 Amarante

Convento de Santa Clara

Convento de Santa Clara - Visitar Portugal

(Distância: 101 m NW)
Atualmente, do Convento de Santa Clara é simplesmente a capela que resiste. Foi fundado no século XIII, sendo atribuído a Dª Mafalda.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 265 m W)
Foi erguida em 1727 sobre uma capela destruída, propriedade da Misericórdia, sob o nome de São Martinho, para dar lugar à igreja atual.

Antiga Cadeia de Amarante

Antiga Cadeia de Amarante - Visitar Portugal

(Distância: 268 m NW)
Está situada na Rua Miguel Bombarda, mais conhecida entre os populares como a Rua da Cadeia e talvez a rua mais antiga de Amarante.

gif