Castelo de Torres Vedras
Castelo de Torres Vedras
Após 1149, ano em que D. Afonso Henriques tomou esta povoação, este doou a povoação a D. Fuas Roupinho, e este fez uma primeira construção ou reformulação da fortaleza. A que chegou até aos nossos dias é atribuída a D. Dinis.
Castelo
Castelo

Do período anterior a 1149 não há quaisquer certezas quanto à origem e as fases das diversas ocupações que este sítio, onde o castelo se implanta, sofreu. É certo que, segundo vestígios deixados, se pode concluir que tanto os romanos como os muçulmanos tiveram passagens por este local, todavia os vestígios deixados não são conclusivos quanto à transição e sobreposição destas duas comunidades.

Há uma existência remota, até agora sem confirmação da arqueologia, de um reduto urbano islâmico associado a um primitivo castelo, de que fariam parte algumas habitações e uma mesquita, ambas no interior muralhado.

Castelo - planta
Castelo - porta
Porta do Castelo
Porta do Castelo - pormenor

A construção que chegou até aos nossos dias é atribuída a D. Dinis, sendo muito provável que o castelo seja do século XII. Entretanto, e em tempos posteriores, o castelo sofreu remodelações e aumentos adaptando-se à época, começando ainda no tempo de D. Dinis e depois com D. Manuel.

A planta é irregular, acompanhando as curvas do terreno e, com as obras de melhoramentos, só no século XVII o castelo entrou em declínio, caindo na degradação. Com o terramoto de 1755 a situação piorou em relação ao que restava do paço e alguns panos da muralha, que ruíram.

Castelo -  Defensores do Reino
Castelo - Cisternas Romanas

Contudo, mesmo com as condições de degradação em que o castelo se encontrava, deu no final do século XVIII uma contribuição importante nas Invasões Francesas pela sua localização junto às linhas de Torres.

Fotos dos cubelos, muralhas e interior da porta do castelo

Cubelos
Cubelos e muralha
Cubelos e muralha
Cubelos e muralha
Muralha
Entrada
Entrada
(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro, em formato 16x9 de Fernando Dias)

Classificação

O castelo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Este ponto está situado na localidade Torres Vedras, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.

Coordenadas GPS: N 39 05.632' W 009 15.692'  (39.09387, -9.26153)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Santa Maria do Castelo

Igreja de Santa Maria do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 32 m N)
É considerada como um dos mais importantes templos da região de Lisboa e igualmente um dos que simbolizam a progressão e organização dos territórios conquistados após 1147.

Casa de Ceuta

Casa de Ceuta - Visitar Portugal

(Distância: 63 m SE)
Está situada na zona histórica, muito perto do castelo, na esquina da antiga Rua dos Mercadores. Pertencia ao final do século XIII.

Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras

Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras - Visitar Portugal

(Distância: 78 m NE)
Na sala do torreão do Palácio dos Alcaides foi aberto em 11 de novembro de 2013 um Centro de Interpretação do Castelo com uma exposição sobre a história do castelo e da cidade.

Palácio dos Alcaides

Palácio dos Alcaides - Visitar Portugal

(Distância: 84 m N)
O Palácio dos Alcaides faz parte do conjunto de edifícios no interior do castelo. Foi edificado posteriormente ao castelo sobre alicerces e muros de edificações anteriores.

Edifício dos Paços do Concelho

Edifício dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 173 m SE)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.

Chafariz dos Paços do Concelho

Chafariz dos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 184 m SE)
Este chafariz, situado na Praça do Município, foi edificado no ano de 1776 estando numa posição um tanto peculiar, numa frontaria de um andar com quatro janelas pequenas pombalinas, únicas do género que existiam na vila.

Igreja de Santiago

Igreja de Santiago - Visitar Portugal

(Distância: 238 m S)
A Igreja de Santiago é proveniente da época da Idade Média, sendo a atual resultante de uma reconstrução quinhentista, continuando posteriormente a sofrer obras de remodelação.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro  - Visitar Portugal

(Distância: 244 m SE)
A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do séc. XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação.

Chafariz dos Canos

Chafariz dos Canos - Visitar Portugal

(Distância: 282 m E)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.

Muralha Medieval

Muralha Medieval - Visitar Portugal

(Distância: 282 m E)
Situado mesmo em frente ao Chafariz dos Canos, este pequeno pano da muralha medieval ficou a descoberto quando se fazia as fundações para um prédio.

gif