O Palácio das Necessidades, que primeiro foi o Convento de São Filipe de Néri ou Convento de Nossa Senhora das Necessidades, foi iniciado no século XVIII, por voto de D. João V, no local onde existia uma ermida, em estilo barroco.

A partir do reinado de D. Maria II este palácio ficou a ser a residência dos reis da Dinastia de Bragança. Ali existiu uma grande coleção de arte reunida por D. Fernando, marido de D. Maria II. Esta coleção foi espalhada por vários locais após o seu falecimento.

O palácio teve diversas modificações e ampliações pelos diversos reis que entretanto ali habitaram.

O último grande acontecimento real que ali aconteceu foi o funeral do Rei D. Carlos e do Príncipe D. Luís Filipe, em 8 de Fevereiro de 1908.

Ficando vazio após o fim da monarquia, foi ali instalado o Ministério dos Negócios Estrangeiros por volta de 1950.

Classificação

O conjunto do palácio, os jardins e o respectivo parque, incluindo a fonte monumental, foram classificados como Imóvel de Interesse Público em 1983.

Localização

Este ponto está situado na localidade Estrela, na freguesia Estrela.

Coordenadas GPS: N 38 42.403' W 009 10.277'  (38.70672, -9.17128)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Jardim do Largo das Necessidades

Jardim do Largo das Necessidades - Visitar Portugal

(Distância: 52 m W)
Também conhecido por Jardim Olavo Bilac, em homenagem ao escritor e um dos mais populares poetas brasileiros, situa-se junto do Palácio das Necessidades.

Tapada das Necessidades

Tapada das Necessidades - Visitar Portugal

(Distância: 564 m NE)
Numa área de 10 hectares, a Tapada das Necessidades é um espaço verde murado próximo do Palácio e do Miradouro das Necessidades.

Convento de São Francisco de Paula

Convento de São Francisco de Paula - Visitar Portugal

(Distância: 594 m SE)
Este Convento foi fundado em 1719 por iniciativa de frei Ascenso Vaquero. Com a remodelação em 1753, foi construído um hospício.

Gare Marítima de Alcântara

Gare Marítima de Alcântara - Visitar Portugal

(Distância: 853 m S)
A Gare Marítima de Alcântara foi construída na década de 1940 pela modernização do Porto de Lisboa e inaugurada em 17 de julho de 1943.

Chafariz das Janelas Verdes

Chafariz das Janelas Verdes - Visitar Portugal

(Distância: 869 m E)
Este chafariz encontra-se situado num largo em frente do Palácio Alvor, ou Museu Nacional de Arte Antiga. Numa arquitetura barroca, foi criado em conjunto com a praça, em 1774, em mármore branco e rosa.

Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional de Arte Antiga - Visitar Portugal

(Distância: 888 m E)
O Museu Nacional de Arte Antiga inclui cerca de 40000 elementos, entre pintura, escultura, desenho e artes decorativas europeias, africanas e asiáticas dos séculos XII a XIX.

Ermida de Santo Amaro

Ermida de Santo Amaro - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
A Capela de Santo Amaro, construída em 1549, tem uma forma cilíndrica com uma galilé também cilíndrica a rodear metade da capela. No lado oposto à galilé podemos ver a capela-mor e a sacristia.

Igreja de Santos-o-Velho

Igreja de Santos-o-Velho - Visitar Portugal

(Distância: 1 km E)
Esta igreja foi edificada em 1147 com modificações em 1696 e restauro em 1861 e 1876 que lhe alteraram o aspeto inicial.

Basílica da Estrela

Basílica da Estrela - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Basílica da Estrela, ou Real Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus, um antigo convento de freiras carmelitas, apresenta características do estilo barroco final e do neoclássico.

Palacete dos Condes da Ribeira Grande

Palacete dos Condes da Ribeira Grande - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
O Palacete dos Condes da Ribeira Grande foi construído no início do século XVIII pelo Marquês de Nisa. Passou depois a pertencer aos Marqueses e Condes da Ribeira Grande.

gif