A Estação Ferroviária do Rossio foi inaugurada em 18 de maio de 1890 e entrou ao serviço pouco mais de um ano depois, em 11 de junho de 1891.

Construção

Estação do Rossio
Fachada da Estação do Rossio

A Estação Ferroviária do Rossio foi inaugurada em 18 de maio de 1890 e entrou ao serviço pouco mais de um ano depois, em 11 de junho de 1891.

Construída em estilo manuelino, era a estação central dos principais comboios nacionais e internacionais. Foi alvo de diversas obras de qualificação, como a instalação da iluminação elétrica em 1894, relógios na década de 1900 e modernização na década de 1950 com a eletrificação da via férrea.

Foram nesta época transferidos os comboios de longo curso para Santa Apolónia, fazendo com que esta estação perdesse alguma importância. Manteve-se no entanto como ponto de partida dos comboios para a Linha do Oeste, para Figueira da Foz, e para a Linha de Sintra.

Na década de 1970 iniciou o Centro Comercial do Rossio e na década de 1990 a estação foi totalmente modernizada.

Estrutura

Coberta por um alpendre de ferro e vidro, tem 130 metros de comprimento e 21 metros de altura. Em 1989 tinha 9 vias. Na modernização em 1990 passou para 5 vias e os cais de embarque e desembarque com muito mais capacidade para passageiros.

O complexo da Estação do Rossio estende-se por vários andares. A base situa-se entre o Largo do Rossio e a Praça dos Restauradores e o andar superior abre para a Calçada do Carmo, uma rampa que nos leva ao Largo do Carmo. Entre a base e o topo a estação tem vários pisos intermédios, sendo única no género em Portugal.

Classificação

O edifício da Estação está classificado desde 1971 como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.868' W 009 08.441'  (38.71447, -9.14068)

Referências

Temas / Tags

Santa Maria Maior, publicado em por

 


Os Mais Próximos

Hotel Avenida Palace
Hotel Avenida Palace
Santa Maria Maior, Lisboa
(56 m NW)
Teatro Nacional de D. Maria II
Teatro Nacional de D. Maria II
Santa Maria Maior, Lisboa
(88 m E)
Praça de Dom Pedro IV
Praça de Dom Pedro IV
Santa Maria Maior, Lisboa
(134 m SE)
Palácio da Independência
Palácio da Independência
Santa Maria Maior, Lisboa
(145 m NE)
Monumento aos Restauradores
Monumento aos Restauradores
Santa Maria Maior, Lisboa
(165 m NW)

Estação da CP

Estilo Manuelino

Imóvel de Interesse Público

Século XIX

Igreja de Mina de São Domingos
Igreja de Mina de São Domingos
Mina de São Domingos, Mértola
Antigos Paços do Concelho
Antigos Paços do Concelho
São João da Pesqueira
Chafariz de Entrecampos
Chafariz de Entrecampos
Alvalade, Lisboa

Os Mais Vistos

Lapa de Santa Margarida
Lapa de Santa Margarida
Azeitão, Setúbal
Igreja de S. Simão
Igreja de S. Simão
Azeitão, Setúbal
Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Ermida de Nossa Senhora da Lapa
Soutelo, Vieira do Minho
Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas
Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital

Cruzeiros

Estilo Barroco

Estilo Gótico

Estilo Renascentista


Pelourinhos

Pelourinho de Castelo Bom
Pelourinho
Castelo Bom, Almeida
Pelourinho de Castelo Mendo
Pelourinho
Castelo Mendo, Almeida

Pontes Romanas

Ponte Romana
Ponte Romana
Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova
Ponte Romana de Vide
Ponte Romana
Vide, Seia
Ponte romana de Aldeia da Ponte
Ponte Romana
Aldeia da Ponte, Sabugal
Ponte romana de Vermiosa
Ponte Romana
Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo

Rios

A ponte sobre o Tejo
A ponte sobre o Tejo
Vila Velha de Ródão
Barca D´Alva
Barca D´Alva
Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo
Cais fluvial da senhora da Ribeira
Cais fluvial da Senhora da Ribeira
Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães
Capela de Santa Teresinha
Capela de Santa Teresinha
Pomarão, Mértola

Senhor Jesus

Alto do Senhor da Boa Morte
Alto do Senhor da Boa Morte
Vila Franca de Xira
Basílica da Estrela
Basílica da Estrela
Estrela, Lisboa
Bom Jesus das Mós
Bom Jesus das Mós
Carvalheira, Terras de Bouro
Capela Corpo de Deus
Capela Corpo de Deus
Pindelo, Oliveira de Azeméis

São João Batista


Século XVIII