Cais das Colunas
Cais das Colunas
Situado no limite sul da Praça do Comércio, este Cais das Colunas era o local de embarque e desembarque de figuras importantes. Foi aqui que, em fevereiro de 1957, a Rainha Isabel II de Inglaterra desembarcou ao chegar a Lisboa pelo rio.
Cais das Colunas

O nome do local deve-se aos dois pilares, ou colunas, que foram erigidos ali no extremo sul da Praça do Comércio e da Baixa Pombalina. Uma obra do arquiteto Eugénio dos Santos, foi efetuada na reconstrução desta zona da cidade depois do Terramoto de 1755, ficando terminado antes do final desse século.

Foram depois retiradas no século XIX e recolocadas em 1929. Por virtude das obras para o alargamento do Metropolitano de Lisboa até ao Aeroporto, foram de novo retiradas em 1997 e recolocadas em 2008.

Representando a sabedoria e a devoção, estas colunas representam as duas colunas do templo de Salomão.

Portas da Cidade

Considerado durante muito tempo como sendo as Portas da Cidade para quem chegava vindo do Rio Tejo, é um dos locais emblemáticos da Cidade. As colunas situam-se no alinhamento do eixo da Praça do Comércio, em frente da Estátua de D. José I e do Arco Triunfal da Rua Augusta.

Situa-se a poucos metros deste local o cais dos "Cacilheiros", nome dos navios que fazem a travessia do Rio Tejo entre Lisboa e Cacilhas, em Almada.

Local Turístico

Aqui se faziam os banhos populares em que, segundo os ditos, as pessoas banhavam-se nuas provocando a indignação de quem ali passava.

Hoje o Cais das Colunas tem apenas o seu valor histórico e turístico, não tendo outra função além da vista e de local de passeio e descanso.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.

Coordenadas GPS: N 38 42.394' W 009 08.166'  (38.70657, -9.13610)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Praça do Comércio

Praça do Comércio - Visitar Portugal

(Distância: 119 m NW)
Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, antigamente com a denominação de Terreiro do Paço da Ribeira. Ao centro ergue-se a estátua equestre de D. José I.

Arco Triunfal da Rua Augusta

Arco Triunfal da Rua Augusta - Visitar Portugal

(Distância: 212 m N)
Um arco no início da rua mais importante e mais movimentada da Baixa Lisboeta, a separá-la da Praça do Comércio, foi construído no século XVIII, sendo concluído em 1873.

Avenida Ribeira das Naus

Avenida Ribeira das Naus - Visitar Portugal

(Distância: 225 m W)
Esta avenida liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Foi o local onde se construíram muitas das naus para os descobrimentos portugueses.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha - Visitar Portugal

(Distância: 295 m NE)
Aqui existiu a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa que foi destruída pelo Terramoto de 1755. Foi construída esta igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 296 m NW)
O edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Pelourinho (século XIX) ou Praça do Município, é a sede da Câmara Municipal de Lisboa.

Pelourinho de Lisboa

Pelourinho de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 316 m NW)
O Pelourinho foi construído depois do terramoto de 1755, em ferro, mármore e cantaria, ao contrário da maioria dos pelourinhos, para substituir o anterior que ficou destruído com o terramoto.

Casa dos Bicos ou Casa dos Diamantes

Casa dos Bicos ou Casa dos Diamantes - Visitar Portugal

(Distância: 398 m NE)
A Casa dos Bicos, Casa dos Diamantes ou Casa de Brás de Albuquerque foi construída em 1523 a mando de D. Brás de Albuquerque, filho do segundo governador da Índia portuguesa.

Igreja da Madalena

Igreja da Madalena - Visitar Portugal

(Distância: 412 m N)
A Igreja da Madalena, situada no largo com o mesmo nome, foi construída no século XII por ordem de D. Afonso Henriques. Situava-se, na construção, junto da cerca moura.

Igreja de Santo António

Igreja de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 425 m NE)
A Igreja de Santo António está situada a poucos metros da Sé de Lisboa. Foi dedicada a este santo por se situar, segundo a tradição, próxima do local onde ele nasceu.

Sé Patriarcal de Lisboa

Sé Patriarcal de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 436 m NE)
Uma foto da Sé Patriarcal de Lisboa, situada no bairro de Alfama.

gif