Inaugurado em 5 de abril de 2013, o Atelier-Museu Júlio Pomar, de autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira e criado pela Câmara Municipal de Lisboa, divulga a obra do artista Júlio Pomar.

Júlio Pomar

Julio Pomar nasceu em Lisboa em 1926. Participou em 1942 numa primeira mostra em Lisboa, integrado num grupo. Cinco anos depois realizou a sua primeira exposição individual, de desenhos, no Porto.

Um dos quadros foi apreendido pela Polícia Política e os frescos para o Cinema Batalha, no Porto, foram ocultados, por causa da sua oposição ao regime de Salazar, e esteve preso durante quatro meses.

Exposições

Numa obra de setenta anos destaca-se o período inicial neo-realista e diversas exposições, entre 1964 e 1988, em Paris, Bruxelas e Lisboa. No início da década de 90 faz novas exposições em Paris sobre a Amazónia e ainda no Brasil, Lisboa, Bruxelas, Biarritz, Nova Iorque.

Ao longo desse século e do século XX realiza outras diversas exposições que versam obras de pintura, desenho, escultura, cerâmica, gravura, entre outras, além de diversas obras escritas.

O Atelier-Museu

O Atelier-Museu mostra cerca de 400 obras do autor, além de um auditório preparado para a realização de conferências e outros eventos.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.673' W 009 09.018'  (38.71122, -9.15030)

Referências

Misericórdia, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes